Mercado e Abatedouro do Caburi receberão reformas
Foto: Sempa

Por indicação do prefeito Bi Garcia, a Secretaria de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (SEMPA), concluiu o levantamento das necessidades do Mercado Municipal João Pereira e do Abatedouro da Agrovila do Caburi, para finalização do projeto de adequação, pintura e reforma das suas instalações elétricas e hidráulicas.

Em visita técnica à localidade, o secretário Edy Albuquerque, reuniu com os permissionários e administração do mercado e visitou a área escolhida pela comunidade para as futuras instalações do novo abatedouro. A Prefeitura de Parintins já está trabalhando a viabilidade de recursos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e por meio de emendas de deputados estaduais, federais e senadores para concretizar o projeto.

“Além do projeto de adequação do mercado, há um sentimento dos moradores e do representante da comunidade, vereador Afonso Caburi para a construção de um novo abatedouro. A área escolhida por eles é muito apropriada, de 50/100m e vamos apresentar ao prefeito para a elaboração do projeto técnico pelas secretarias de Obras e Meio Ambiente”, informou.

Assim como no Caburi, é meta da administração municipal construir abatedouros nas agrovilas de Mocambo e Vila Amazônia, nos moldes artesanais, mas cumprindo as exigências do MAPA, evitando abate de animais no chão, como ainda ocorre em algumas localidades, e, sobretudo, observando a questão da saúde pública e o controle sanitário dos animais.

Na visita, o secretário Edy Albuquerque também tratou com os permissionários que trabalham com a comercialização da carne sobre denúncias de gado roubado que estaria entrando no matadouro. “Estabelecemos critérios para o abate nos mesmos parâmetros do matadouro Osório Melo, para que tenhamos o acompanhamento, registros de origem e ferro dos animais. Dessa forma vamos coibir a irregularidade que vem ocorrendo na região”, frisou.

Deixe um comentário