Parintins Notícias

Os palestrantes abordaram temas voltados para projetos sustentáveis utilizando os recursos naturais de forma responsável, sem comprometer a biodiversidade.

Semana Municipal da Biodiversidade

A Prefeitura de Parintins promove a partir de hoje, dia 20, a Semana Municipal da Biodiversidade, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) e Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema). 

Uma mesa redonda, que contemplou o tema “Biodiversidade Amazônica: Características e Potencialidades”, abriu as atividades no auditório do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA) com a participação de acadêmicos dos cursos de Geografia e Biologia da UEA, profissionais e instituições parceiras. 

Os palestrantes abordaram temas voltados para projetos sustentáveis utilizando os recursos naturais de forma responsável, sem  comprometer a biodiversidade.

O vereador Sebastião Teixeira, proprietário da A Regional Cerealista, fez um relato de empresa como modelo que trabalha com  plantas e cerais. 

O gerente do Banco da Amazônia -BASA, Luiz Azevedo, falou sobre o papel do banco no fomento das atividades do setor primário. Já a atuação do poder público para viabilizar o empreendedorismo com ênfase no potencial da sociobiodiversidade local foi apresentada pelo assessor da Secretaria Municipal de Administração, Arcenildo Souza. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Dray, ressaltou a importância da união dos setores como academia, bancos, empresas privadas e poder público para a sustentabilidade dos projetos e pesquisas, dando ênfase na biodiversidade preservada, com a floresta em pé e produtiva. 

Durante toda a semana, a Sedema vai atuar com várias ações sobre o tema, além  das estratégias de educação ambiental com oficinas, palestras nas escolas, rodas de conversas e trilhas ecológicas. 

Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade festejado no dia 22 de maio,  a programação contempla “Um dia de Campo”, na comunidade rural do Maranhão.