Parintins Notícias

Os moradores dos ramais Nova Esperança, Anjo Gabriel e Parú, no KM 62 da rodovia estadual AM-070, zona rural de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) celebram melhorias com a chegada da pavimentação nos quase 10 quilômetros de vias na região. O morador Valdir Mendonça cresceu na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e aos 52 anos vivencia a realização de um sonho, que traz dignidade para as 500 famílias que vivem no entorno dos ramais.

“Facilita tudo, entrada de viatura, ambulância, o próprio pedestre, as pessoas que caminham. Temos muitas pessoas idosas que moram, que precisam desse apoio e, hoje, facilitou muito a nossa situação aqui”, afirma o morador.

A obra foi anunciada pelo governador Wilson Lima no início de 2022 e inaugurada em dezembro de 2023. Os ramais Anjo Gabriel e Parú estão localizados dentro do ramal Nova Esperança. Juntos, somam 9,92 quilômetros de extensão, sendo 6,53 quilômetros do ramal Nova Esperança, que dá acesso aos ramais Anjo Gabriel, com 0,47 quilômetros, e Parú, com 2,92 quilômetros.

Segundo o morador e produtor rural Douglas Santana, 47, essa mudança não apenas trouxe dignidade para as famílias locais, mas também abriu caminho para o escoamento eficiente dos produtos agrícolas. No local, a maioria dos moradores trabalha com produção de laranja, maracujá, melancia, macaxeira, mandioca, farinha, ovos e peixes.

“Isso é um sonho de todos os moradores. Hoje você chega com a sua produção mais rápida em Manaus, Manacapuru. Tem uma facilidade, porque antes se gastava 40 minutos para sair na AM-070 e hoje está tudo mais fácil”, enfatiza Douglas.

Os ramais abrigam comunidades como Bom Jardim, São Raimundo, Indígena Rosa Vermelha, Rei David, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (lago), Nossa Senhora do Livramento (Parú), Fonte de Vida-Parú, Vale da Benção e Calado.

Com investimentos de R$ 19,2 milhões do Governo do Amazonas para os três ramais, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) realizou serviços de terraplanagem; drenagem; pavimentação com cinco centímetros de espessu/ra; e sinalização. O secretário da pasta, Carlos Henrique Lima, afirma que a obra reforça o compromisso do governo com a população do município.

“São ramais pavimentados, praticamente reconstruídos dentro das melhores práticas de engenharia, dentro das novas normas técnicas. Temos muito orgulho de estar entregando os ramais para todas essas comunidades que aqui vivem”, comentou o secretário.