Navios e Festival Folclórico terão plano de contingência para Coronavírus

Navios e Festival Folclórico terão plano de contingência para Coronavírus
foto: Peta Cid

A ameaça de contaminação mundial pelo Covid-19, o coronavirus, está mobilizando os países no controle e monitoramento de suas fronteiras. Em Parintins, devido o Festival Folclórico de Caprichoso e Garantido e a temporada de navios turísticos, a Prefeitura de Parintins informa que, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Amazonas, monta um Plano de Contingência para atuar no município.

Parintins recebeu e ainda recebe, nesse período, diversos navios que trazem, principalmente, turistas da Europa e América do Norte. As viagens são possibilidades para a propagação do vírus, bem como o próprio Festival Folclórico de Parintins, que atrai pessoas de todo o mundo. A ameaça de contaminação está causando alerta nas pessoas.

O secretário de saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, garantiu que ações preventivas são tomadas. Ele informa que um Plano de Contingência está sendo montando. “Um plano de contingência para trabalhar a questão da capacitação dos nossos profissionais e estruturar as unidades básicas de saúde e as unidades hospitalares para atender a população”, afirmou.

Clerton lembrou que nos últimos anos Parintins já enfrentou situações parecidas próximo ao Festival Folclórico, como em 2018 precisou se previnir contra a doença H1N1, ou em 2019 com medidas contra o sarampo. Em todos esse exemplos foi preciso criar medidas de prevenção. Ele garante que a festa não foi cancelada.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Parintins, Elaine Pires, destaca a questão do controle existente no Brasil, apontando para o sistema de monitoramento da Anvisa. “Nos portos que eles (navios) vão passando, eles vão recebendo a inspeção sanitária e isso vai dizer se o navio está dentro das conformidades ou inconformidades”, revela.

No desembarque em Parintins, Elaine conta que a equipe da empresa turística é orientada e há monitoramento dos passageiros. Segundo ela, é feito todo um trabalho de prevenção e controle para evitar que passageiros contaminados possam entrar no município.

Sobre os boatos de pessoas infectadas pelo Coronavirus em Parintins, a Secretaria de Saúde de Parintins informa que não há casos registrados no município, mas que todos os pacientes que chegam às unidades hospitalares com sintomas parecidos da doença
são observados e tratados com o cuidado necessário até que haja um laudo final concreto.

Eldiney Alcântara

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

-PUBLICIDADE-

Lancha Estrela de Nazaré