Parintins Notícias

Parintins Notícias
vereador Telo Pinto (PSDB)
vereador Telo Pinto (PSDB)
Facebook
Twitter
WhatsApp

Parintins é Capital Nacional do Boi Bumbá. A disputa de Garantido e Caprichoso é a expressão máxima do folclore parintinense. O assunto entrou na pauta do vereador Telo Pinto (PSDB), na sessão ordinária dessa segunda-feira (22/08), pelo fato de ser o Dia do Folclore Brasileiro.

Frisou que é uma data para fazer uma série de reflexões sobre a importância do Festival Folclórico para Parintins, para enaltecer, cada vez mais, a cultura do Boi Bumbá. Também listou demais culturas existentes no município – pastorinhas, quadrilhas, danças folclóricas, dança dos pássaros e bois mirins.

Ressaltou que, com a construção de anfiteatro, na Praça dos Bois, vai melhorar apresentação dessas manifestações. Nesse enfoque, disse que está marcada apresentação dos bois em miniatura para o próximo dia 28. “No Dia do Folclore, quero exaltar o trabalho do mini Caprichoso e mini Garantido, que, creio seja a única forma no mundo que tem de bonecos articulados, através dos nossos artistas adolescentes que fazem grande espetáculo”, declarou.

O parlamentar discursou sobre ações das secretarias de saúde e de assistência social. Primeiro falou sobre o atendimento da UBS Fluvial Lygia Loyola, que procura atender quantidade significativa de comunidades rurais, cujo próximo atendimento será, a partir de amanhã (23), na região do Mamuru. Da Semasth, falou, dessa vez, sobre a entrega de kit bebês e a importância de assistência às grávidas.

Referente ações do governo do Estado do Amazonas, anunciou que o governador Wilson Lima determinou que se faça o PROSAE Parintins, como o Prosamim de Manaus. Comentou que, dia no 19 de agosto, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (GPE) esteve no Ipaam para mostrar mapa para fazer trabalho socioambiental, que pretende tirar das áreas alagadiças famílias carentes do nosso município e dá dignidade de uma moradia segura.

Relacionados