Parintins Notícias

Feira de produtos orgânicos e capacitação estão entre as atividades programadas

No Dia Mundial do Meio Ambiente, sistema Sepror promove ações voltadas à sustentabilidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e seus órgãos vinculados, vão promover uma série de atividades que incluem a venda de produtos orgânicos e a capacitação de produtores rurais e servidores do sistema.

O sistema Sepror é formado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável Estado do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).

A feira com produtos orgânicos promovida pela ADS será montada na sede do Sistema Sepror, nesta quarta-feira (05/06), das 8h às 14h, na avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 1.460, bairro Japiim e contará com uma média de nove produtores rurais da Associação de Produtores Orgânicos Renascer do Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). Hortaliças, frutas, verduras, além de café da manhã regional serão vendidos no local.

“Será uma excelente oportunidade para adquirir alimentos saudáveis, cultivados de forma sustentável. Contamos com a presença de todos para prestigiar a feira de produtos orgânicos”, disse a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa.

Capacitação

A partir das 10h, a Sepror, em conjunto com a Idam, promoverá a palestra ‘Os impactos ambientais: como enfrentar a estiagem?’ ministrada pelo engenheiro agrônomo da Sepror, Heitor Liberato.

“Ano passado vivenciamos a maior estiagem e pensando nisso, devemos alertar nossos produtores e o público em geral sobre a importância de produzir de forma sustentável e apoiar nossos produtores rurais com políticas públicas e termos como garantir a continuidade do setor”, disse o titular da Sepror, Daniel Borges.

A palestra será realizada no auditório do Idam / avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, Bloco G, 2º andar, bairro Japiim.

“As capacitações visam promover o desenvolvimento rural com sustentabilidade, que está entre os pilares do instituto, atuante na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Amazonas. A intenção é promover as atividades rurais, que podem, sim, ser desenvolvidas com responsabilidade e compromisso com a preservação do bioma amazônico”, garantiu o diretor-presidente do Idam, VanderleyAlvino.