“Nós vamos fazer uma operação de guerra para evitar o Coronavírus”, diz Bi Garcia

Em coletiva de imprensa realizada hoje, 16, no gabinete da Prefeitura de Parintins, o prefeito Bi Garcia anunciou ações preventivas do executivo municipal sobre a atual situação da doença que assusta o mundo, o COVID-19 Coronavírus. A medida atende uma orientações do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

Além do Prefeito Bi Garcia, a coletiva contou com presença de representantes da igreja católica, evangélica, representantes de Garantido e Caprichoso e do Ministério Público do Estado do Amazonas. Profissionais da comunicação de site, jornais, televisão e rádio participaram do encontro que teve como principal objetivo pedir envolvimento dos comunicadores na divulgação das ações de prevenção do executivo municipal.

Bi Garcia informou que vai publicar Decreto Municipal suspendendo por até 30 dias eventos na cidade que reúna mais de 100 pessoas. Segundo ele, “a Vigilância Sanitária faz o monitoramento do porto e aeroporto” para acompanhar a entrada de casos suspeitos na cidade.

O prefeito anunciou ainda uma operação preventiva para combater o COVID-19 em Parintins. Uma das medidas é a contratação temporária de pelo menos 200 profissionais para atuar na área da saúde e a aquisição de equipamentos com apoio do governo do estado do Amazonas. “Vamos fazer uma operação de guerra para evitar que a gente seja vítima desse coronavírus”, disse Bi Garcia.

Nós vamos fazer uma operação de guerra para evitar o Coronavírus, diz Bi Garcia

Festival de Parintins

Representantes de Garantido e Caprichoso participaram da reunião. Uma decisão imediata que afeta diretamente o Festival Folclórico de Parintins é o cancelamento das festas de lançamento dos CD’s de Garantido e Caprichoso, ambos marcados para o dia 28 de março.

A promotora do Ministério Público do Estado, Marina Campos, não descartou a possibilidade de cancelamento do grande evento. “Não está afastada a possibilidade de cancelamento do festival”, cogitou a promotora. O prefeito Bi Garcia adiantou que é possível uma transferência de data, devido a importância do Festival Folclórico para Parintins.

Os ensaios de batucada e marujada também estão suspensos ao público. A recomendação é que os ensaios possam ser fechados com participação unicamente dos membros de cada agremiação folclórica.

Como ação preventiva ao Coronavírus, a Prefeitura de Parintins deve publicar, até o momento, três Decreto de Lei: um voltado para suspensão de eventos com mais de 100 pessoas; um para a suspensão das aulas; um para ações imediatas na saúde.

O prefeito de Parintins vai formalizar ofício junto ao governo do estado, solicitando reunião com todos os prefeitos do Amazonas para discutir o assunto. “Não adianta a gente fazer nosso dever de casa e os outros municípios não”, destaca.

Assista o vídeo da coletiva:

Coletiva de ImprensaPrefeitura de Parintins anuncia série de medidas protetivas ao Coronavírus

Gepostet von Prefeitura de Parintins am Montag, 16. März 2020

Texto: Eldiney Alcântara
Fotos: Pitter Freitas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

-PUBLICIDADE-

Lancha Estrela de Nazaré