Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Oncologistas da FCecon participam de manual nacional sobre câncer ginecológico

As oncologistas clínicas da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gilmara Resende e Poliana Signorini, participam de um manual nacional sobre tumores ginecológicos. O material é destinado aos médicos de todo o Brasil, com intuito de orientar sobre prevenção e tratamento de cânceres do trato ginecológico, como o câncer de colo do útero.

O manual foi elaborado por médicos do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), formado por oncologistas, cirurgiões, patologistas, radioterapeutas e ginecologistas do país. Gilmara e Poliana fazem parte do grupo, que busca promover o controle do câncer ginecológico por meio da educação e pesquisa em prevenção, tratamento e suporte ao paciente.

Gilmara Resende, que também é médica do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), participa do manual com o capítulo sobre “Câncer do ovário epitelial: recidiva platino resistente”. O material aborda pontos do retorno do tumor e os tratamentos utilizados para os casos, como quimioterapia e cirurgia.

Já a médica oncologista e gerente do serviço de Oncologia Clínica da FCecon, Poliana Signorini, aborda no manual o tema “Imunoterapia em tumores ginecológicos”, tratando sobre o papel da imunoterapia na prática oncológica, dados clínicos deste tipo de tratamento de tumores ginecológicos e perspectivas futuras para este tipo de tumor.

Orientação – O manual é voltado a médicos especialistas em tumores ginecológicos e também aqueles que não são especialistas na área, como uma ferramenta de aprendizado para um melhor manejo destes tumores.

“O objetivo do manual de tumores ginecológicos é promover a educação médica de melhor qualidade, para tentar diminuir o número de câncer ginecológico na nossa região, que é bastante prevalente em relação ao colo do útero, e prestar melhor assistência a essas pacientes que sofrem de tumores ginecológicos”, afirma a oncologista Gilmara Resende.

Câncer ginecológico – Os tumores ginecológicos compreendem as neoplasias malignas que acometem o colo do útero, endométrio, vagina, vulva e ovário. A Fundação Cecon oferece tratamento para os diversos tipos de câncer, com cirurgia, quimioterapia e radioterapia, a depender do tipo e estágio da doença.

FOTO: Laís Pompeu/FCecon

você pode gostar também
Comentários
Loading...