Parintins Notícias

Parintins Notícias
Operação Sorriso inicia em Parintins
Foto: Pitter Freitas
Facebook
Twitter
WhatsApp

Cerca de 15 pacientes devem passar por procedimentos cirúrgicos na ação.

Começou em Parintins nesta  segunda-feira, dia 18, a Operação Sorriso, que irá beneficiar pacientes de todas as idades com fissuras labiopalatinas. Serão feitos atendimentos com profissionais multidisciplinares que vão desde a consultas até a participação na jornada de cirurgia de lábios leporinos no hospital Jofre Cohen. O evento é uma realização da ONG Operação Sorriso e Prefeitura de Parintins. 

A abertura aconteceu no auditório do Centro do Idoso que recebeu nesta segunda a triagem dos pacientes para as cirurgias. A programação da Oração Sorriso é a seguinte: 

18/09 – Triagem aberta a população com nove especialistas na UBS Galliani;
19/09 – Ação de Saúde Bucal no Centro Infantil Jaime Lobato (manhã e tarde);
19/09 –  Anúncio das pessoas que serão contempladas com cirurgias;
20 a 23/09 – Cirurgias no Jofre Cohen; 
30/09 – Pós operatório. 

Segundo o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, é com motivo de satisfação que se inicia mais uma parceria que irá atender pacientes com fissuras de lábio e palato, juntamente com a ONG Operação Sorriso. “Começamos essas tratativas há um ano atrás e hoje recebemos essa mega estrutura e todos esses profissionais para cuidar bem das pessoas”, disse. 

De acordo com uma das representantes da Operação Sorriso, Mariana Alves, a história da instituição com Parintins iniciou em 2022 com a primeira vinda de profissionais à região em parceria com a Marinha do Brasil. “Naquele momento fizemos um mapeamento de pacientes. Hoje a gente entende que já temos novos pacientes. Esperamos que durante essa triagem tenhamos entre 28 a 30 pacientes  e a Operação Sorriso deverá realizar cirurgias em 15 pacientes”, destacou.

Kleisman Lopes, pai do pequeno Ethan Gabriel, falou da expectativa pelo tratamento do seu filho nascido em 2021. “Ficamos atentos nas rádios e redes sociais sobre a vinda dos profissionais para a cirurgia e no mês de agosto, ficamos sabendo pelas redes sociais. É bom para ele e também para a gente, principalmente para a fala dele e pela parte da mastigação”, pontuou. 

A Operação Sorriso é uma ONG médica humanitária fundada nos Estados Unidos nos anos 80. No Brasil, o trabalho se iniciou nos anos 90 com a promoção de cirurgias e tratamentos para pessoas com fissuras labiopalatinas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. A instituição é formada exclusivamente por voluntários.

PMP

Relacionados