Orlan Bertrand foi selecionado como Agente Territorial de Cultura de Parintins por meio do Edital nº 03/2024 do Programa dos Agentes Territoriais de Cultura, vinculado ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura (MinC). Aprovado com nota máxima nas duas fases do processo seletivo, Orlan foi reconhecido pela sua trajetória consistente em diversas linguagens artísticas, por sua atuação na promoção da cidadania e pela capacidade de articulação social e cultural no município.
Orlan Bertrand é um artista negro amazonense, nascido em 1995, com mais de 10 anos de experiência em projetos culturais no Amazonas e em outras regiões do Brasil. Graduado em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é pós-graduando em Educação Museal pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e em ESG (Sustentabilidade e Gestão de Projetos). Possui formação em Palhaçaria pela Residência Artística da Academia do Riso (CE), pioneira no ensino de artes cômicas no Norte e Nordeste.
Além disso, Orlan é dançarino, coreógrafo, produtor cultural, arte-educador, ator e palhaço, com atuação voltada para a educação patrimonial e popular antirracista. Defendeu o item “Pai Francisco” no Boi-Bumbá Garantido em 2022 e 2023, e atualmente coordena o Movimento Cultural Grito da Periferia. Integra a equipe técnica do Instituto Cultural Ajuri (INCA) e participa do projeto Escola Afro-Amazônica. Em 2023, atuou como Delegado Nacional do Amazonas na 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, e é conselheiro suplente no Conselho Nacional da Rede de Educação Museal. Também é subcoordenador do projeto de extensão PADEX-CULTURA da UEA, que promove educação patrimonial e formação cultural em Parintins, com foco em perspectivas afro-indígenas e antirracistas.
O PNCC e a Articulação Cultural
O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) tem como objetivo ampliar o acesso às políticas culturais e fortalecer a democracia e a participação popular. Ancorado na articulação territorial, o programa promove ações de mobilização social, formação em direitos culturais e políticas públicas, além de apoiar a elaboração de projetos e parcerias na área cultural.
Os Agentes Territoriais de Cultura (ATC) têm como missão fomentar o diálogo entre o governo federal e a sociedade civil, contribuindo para a implementação e o fortalecimento das políticas públicas culturais no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Suas atividades serão guiadas pelos princípios da democracia, valorização da diversidade e promoção dos direitos humanos.
Nesta primeira fase do programa, foram ofertadas 601 vagas para agentes em todo o Brasil, com 64 vagas distribuídas na Região Norte, abrangendo os estados do Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins. Os agentes selecionados atuarão em parceria com os Comitês de Cultura e os escritórios estaduais do Ministério da Cultura, promovendo ações alinhadas aos princípios de participação social e educação popular.
A seleção de Orlan Bertrand representa um importante passo para o fortalecimento das ações culturais em Parintins e região do Baixo Amazonas, colocando em evidência a relevância do trabalho de agentes culturais comprometidos com a inclusão e a diversidade.