Parintins Notícias

Parintins Notícias
Paciente de Parintins elogia trabalho do Centro de Telemedicina ao presidente Lula
Foto: Pitter Freitas
Facebook
Twitter
WhatsApp

Município foi o primeiro a implantar telemedicina em todo o Brasil há 16 anos atrás

Um dos momentos de grande emoção na inauguração da Infovia 01, na segunda-feira, foi o depoimento da paciente Eliene Macedo de 51 anos relatando sua experiência em telemedicina. A inauguração da Infovia que leva a internet de altíssima velocidade a municípios entre Santarém e Manaus, passando por Parintins, intensifica o serviço de saúde por meio da tecnologia. Parintins é pioneira no formato de atendimento com o centro inaugurado em 2007, ainda na primeira gestão do prefeito Bi Garcia. 

O depoimento de Eliene emocionou o presidente Lula, ministra Nísia Trindade, entre outros participantes da inauguração, que ocorreu por meio de teleconferência. Outros municípios como Urucurituba e Iranduba também participaram da inauguração. 

Eliene Macedo foi diagnosticada com trombose na perna esquerda e teve que interromper o tratamento presencial que realizava no Hospital Padre Colombo. Chegou a ficar 17 dias internada na unidade hospitalar. Lembrou que chegou ao Centro de Telemedicina ainda muito debilitada e sem conhecer a forma de atendimento. Disse que foi lhe dada acolhida, que sinceramente não esperava receber. 

“Eu confesso para o senhor (presidente Lula) que foi um tratamento humanizado, feito com amor, porque nos dias de hoje tudo é muito corrido. E eu vejo que aqui no Centro de Telemedicina foi me dada toda atenção nos curativos, mas também na socialização, como se eu fosse mesmo da família aqui. Passei mais tempo aqui no Centro de Telemedicina do que na minha própria casa”, contou.

Dona Eliene afirmou que com a experiência teve a certeza de que a consulta em telemedicina tem o mesmo valor do tratamento presencial. “Através da experiência do profissional que atende online, também complementa com a experiência da pessoa que está atendendo pessoalmente. Daí a importância das políticas públicas. Agradeço a todos da equipe e agradeço a presença do nosso prefeito Bi Garcia”, pontuou. 

O presidente Lula confessou que ele mesmo teve dúvida quando se falava em telemedicina no momento que começou a surgir no mundo. “E agora estou sentado em uma cadeira de frente de pessoas que estão vivendo isso. O nosso sonho é conectar o Brasil inteiro tanto na saúde como na educação. É muito importante que a gente consiga levar para o nosso povo o que a gente tem de melhor na área da saúde e na educação. E graças a Deus os avanços tecnológicos permitiram conectar o país inteiro”, salientou o Presidente da República.

De acordo com o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, o pioneirismo da gestão do prefeito Bi Garcia coloca Parintins novamente em destaque na saúde, por meio da telemedicina, uma aposta realizada há 16 anos atrás. “Hoje a gente recebe esse paciente que muitas vezes não tem condições de ir para Manaus em busca de um especialista. Com esse projeto de telessaúde e telemedicina, você traz esse profissional para próximo do paciente”, destacou.

Informações sobre como ter acesso a consultas em Telemedicina com profissionais especializados podem ser adquiridas nas unidades básicas de saúde.

Relacionados