Parintins e Juruti selam parceria para mecanização agrícola na Vila Amazônia e Planalto Mamuru

Trinta produtores serão atendidos na divisa entre Parintins e Juruti, no Pará.

Foto:Peta Cid

Uma área de trinta hectares na Gleba Vila Amazônia e Planalto Mamuru, na divisa dos municípios de Parintins, no Amazonas e Juruti no Pará, começa a receber mecanização agrícola para aumentar o fluxo de produção e beneficiar agricultores familiares de cinco comunidades que fornecem alimentos aos mercados livre e institucional.

A ação integrada resulta da parceria entre os prefeitos de Parintins, Bi Garcia e de Juriti, Henrique Costa. A Prefeitura de Parintins enviou por cessão de uso as grades aradoras e Juruti dispôs de tratores, tratoristas e custeio. A proposta é duplicar a produção para que os trinta agricultores que participam do Programa de Alimentação Escolar-PNAE de Juruti, também forneçam alimentos para o mercado institucional de Parintins.

Na região, a mandioca é o carro chefe, mas as ações integradas fortalecem a fruticultura comprodução significativa de babana e melancia produzida no período da safra da terra firme.

O trabalho vai atender Laguinho, Murituba, Valéria se estendendo até a região da Galiléia, comunidades que recebem atendimento dos dois municípios.

“Consolidamos uma parceria forte entre a administração do prefeito Bi Garcia, prefeito Henrique Costa e secretário de produção de Juruti Eraldo Albuquerque e estamos avançando no campo da produção e preparo de área”, relata o secretário de Pecuária, Agricultura e Abastecimento, Edy Albuquerque.

Ele lembra que por fruto dessa articulação, o investimento é de R$ 240 mil reais diretamente para a agricultura familiar, beneficiando os trinta produtores que fornecem para o PNAE.

“Agradeço o apoio e empenho do prefeito Bi Garcia, do prefeito Henrique Costa para que essa ação aconteça. Esperamos avançar cada vez mais, melhorar a qualidade de vida do produtor, aumentar a produção, trabalhar acordo de cooperação técnica no campo de profissionais e propor investimentos sólidos para o setor primário do município e região”, destaca.

O secretário de Produção de Juruti, Eraldo Albuquerque veio a Parintins assinar a cessão de uso dos equipamentos e ressaltou a parceria.

“Nós temos um trabalho voltado pra apoiar a agricultura familiar com ações de mecanização agrícola, compartilhar assistência técnica e utilização de equipamentos. É um trabalho para aumentar a produção e fazer com que os agricultores tenham renda e melhorem a qualidade de vida”, ressalta.

Os resultados já podem ser observados com a produção de melancia que atende o mercado local, num período em que era comum a vinda do produto de Santarém, Manaus e outros lugares. “Estamos conseguindo produzir conjuntamente para suprir o mercado local e isso é muito importante”, afirma Eraldo.

A parceria consolidada entre os municípios de Parintins e Juruti vai muito além da produção agrícola, envolvendo a cultura e o turismo e agora o Linhão de Tucuruí que chega para interligar a região.

PMP

Comentários
Loading...