Parintins e mais 13 delegações participaram da abertura dos Jogos do Ifam na segunda-feira (30)

Parintins e mais 13 delegações participaram da abertura dos Jogos do Ifam na segunda-feira (30)
Fotos: Rodrigo Fonseca

Aconteceu nessa segunda-feira no centro de convenções Vasco Vasques. Em Manaus, a cerimônia de abertura dos jogos do IFAM, a animação ficou por conta dos mais de 650 atletas inscritos na competição.

14 delegações participaram da cerimônia, que contou com a presença da banda da Policia Militar do Estado do Amazonas que executou diversos sucessos populares entre toadas de boi mpb e o Hino Nacional. A animação também tomou conta da cerimônia com a presença especial do Boi Bumbá Garanhão.

Participaram da cerimônia os Campus de Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial, Manaus Zona Leste, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

Os atletas irão disputar 11 modalidades e os mais bem colocados irão participar da etapa norte dos Jogos dos Institutos Federais o JIF NORTE que acontecerá a partir do próximo dia 24 de agosto na capital do Amazonas.

Estavam presentes representantes e diretores dos Campi do IFAM assim como os Pró-Reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão e também o Magnifico Reitor do IFAM Antônio Venâncio Castelo Branco, que ressaltou os avanços e o crescimento do Instituto nos últimos anos. “Apesar dos grandes obstáculos os avanços vêm acontecendo, porem a passos lentos e um dos principais responsáveis é o chamado Custo Amazônico, em um estado com dimensões continentais onde a logística é diferenciada o orçamento não pode ser semelhante as demais regiões do País” disse.

Espirito esportivo

Após a execução do Hino nacional os atletas realizaram o juramento do atleta onde todos os participantes comprometeram-se em respeitar as regras dos jogos participando da competição com lealdade e honestidade. Após o juramento dos atletas foi realizada a volta com a tocha que simboliza o espirito esportivo, a tocha foi conduzida por atletas do IFAM que obtiveram resultados expressivos na etapa nacional dos jogos passados e por atletas portadores de necessidades especificas (PNE).

Inclusão

Esse ano a novidade dos jogos ficara por conta das disputas entre atletas portadores de necessidades especificas, uma iniciativa que tem o objetivo de reafirmar as políticas de inclusão do IFAM.

Clima de Festa

O clima de festa tomou conta dos atletas e de todos os demais com a presença do Boi Bumba Garanhão, com mais de 30 componentes o Bumba sacudiu os presentes com o som de sua batucada e a performance de seus componentes, sinhazinha da fazenda, pajé, cunhã poranga e o Boi Garanhão que carrega as cores do IFAM.

Texto: Rodrigo Fonseca |Ifam

Deixe um comentário