Parintins e mais 19 municípios ganham ambunlâncias novas da Susam
Foto: Assessoria

A cidade de Parintins foi contemplada com duas ambulâncias novas pelo Governo do Estado. O secretário de saúde do município, Clerton Rodrigues, recebeu as chaves dos veículos, uma ambulância de Suporte Básico e uma de Suporte Avançado, na manhã de segunda-feira (30), das mãos da secretária Executiva Adjunta de Atenção Especializada do Interior, Edylene Pereira, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Outros 19 municípios também já foram contemplados. O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, afirma que, até o final deste mês, todas as 100 ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado, para reforçar o serviço de remoção de pacientes na capital e interior, terão sido entregues. São 28 ambulâncias de Suporte Avançado, equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 72 de Suporte Básico. Cada município vai receber uma ou duas, dependendo da necessidade.

As ambulâncias estão sendo entregues à medida que chegam a Manaus – 25 já estão com os municípios. Até o momento, foram contemplados Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Carauari, Itapiranga, Lábrea, Iranduba, Careiro Castanho, Silves, Itacoatiara, Barreirinha, Eirunepé, Itamarati, Ipixuna, Maués, Nhamundá, Parintins, Envira, Novo Airão, Manicoré e Tabatinga.

A segunda remessa, com 21 ambulâncias, chegou a Manaus entre sexta-feira (27/07) e esta terça-feira (31/07). Os veículos vêm de São Paulo, por estrada até Belém e, daí, de balsa para Manaus. Depois seguem para os hospitais da capital e do interior. Na próxima entrega, a capital, Manaus, também deve ser contemplada com ambulância de Suporte Avançado para o Sistema de Regulação, que faz a remoção intra-hospitalar de pacientes.

Edylene Pereira afirma que a frota de ambulâncias dos hospitais estava funcionando de forma precária, principalmente no interior. “A atual gestão, ao assumir, deu prioridade a essa área. Muitos municípios estavam com as ambulâncias quebradas, paradas, sem manutenção. Alguns estavam fazendo remoções em carros particulares”, ressaltou.

O vice-prefeito de Iranduba, Eduardo Cavalcante, também recebeu semana passada duas ambulâncias para o município. Segundo ele, a Prefeitura estava com dificuldade em fazer a remoção de pacientes, por causa do mau estado de conservação dos dois veículos que prestavam o serviço na cidade. As ambulâncias que ele recebeu vão ajudar o município e também irão atender o Distrito do Cacau Pirera.

Deixe um comentário