Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

PARINTINS – Em mais uma celebração do talento cinematográfico da Amazônia, a mostra “Parintins Cine” retorna ao Cineteatro Guarany neste sábado (02/09). Esta exibição especial, parte do Cineclube de Arte, apresentará 23 curtas-metragens oriundos da cidade de Parintins, com filmes que variam de 1 a 5 minutos. As cortinas se abrem às 18h30, e a entrada é franca.

A maior parte desses filmes foi produzida entre 2002 e 2004, sendo frutos de oficinas da Amacine Futuros Cineastas, realizadas durante os festivais “UM Amazonas” e “Curta 4”. Além disso, alguns também se destacaram no festival de cinema “Focaliza Parintins”, organizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em dezembro de 2022.

Z Leão, o renomado curador e cineasta da mostra, ressalta a significância destas produções: “A população precisa reconhecer e valorizar as histórias contadas por cineastas daqui. É um orgulho exibir essa representatividade amazonense”.

Entre os filmes, o curta de Ray Santos, “O Lamento”, se destaca. Este filme de um minuto, que ganhou notoriedade nacional através das redes sociais, é o mais assistido da mostra. Ray expressou sua gratidão: “Este é, sem dúvida, um marco em minha trajetória no mundo audiovisual”.

O Cineclube de Arte, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas, visa promover a cultura local através do cinema e do audiovisual.

Destaques da Mostra:

“O Lamento” – Ray Santos
“Insensatez” – Concy Rodriguez
“A Princesa Do Mato” – Mª José Prata
“Frango” – Pedro Xisto
“Por Um Triz” – Concy Rodrigues
… (e muitos outros talentos da região)
Fonte e imagem: Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Relacionados