Parintins encerra biometria com mais de 51 mil eleitores cadastrados, do total de 67,8 mil

Parintins encerra biometria com mais de 51 mil eleitores cadastrados, do total de 67,8 mil
Foto: Marcondes Maciel

O município de Parintins deve fechar o serviço biometria com o registro de pouco mais de 75,15% dos eleitores cadastrados no sistema de identificação digital. Até a manhã do último dia para o cadastro biométrico e regularização de pendências junto a Justiça Eleitoral, nesta quarta-feira, 9 de maio, o Cartório da 4ª Zona Eleitoral de Parintins tinha atingido a marca de 51 eleitores.

Na área externa e nas salas de espera e de cadastro na Justiça eleitoral em Parintins longas filas foram formadas para o cadastro no sistema de biometria. O município de Parintins conta com um número de 67.865 eleitores aptos ao voto de acordo com últimos dados do TRE, sendo que pelo cadastro biométrico apenas 51 estão cadastrados. Em Manaus são 1.315.183 eleitores e no interior do estado 1.097.001.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Parintins, Mariano Silva, o município ainda é maior do interior do estado em número de eleitores e de cadastro biométrico.

“Das onze zonas eleitorais que estão em processo de cadastro biométrico, Parintins se destaca com maior quantitativo de eleitores com biometria realizada”, disse Mariano.

O chefe eleitoral informar que por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) não será obrigatório o cadastramento biométrico para votar nas eleições de 2018.

“Esse ano quem não fizer a biometria não terá o título cancelado. Que isso fique bem claro para a população e pode votar em 2018, que um ano importante para o nosso Brasil”, disse ressaltando que o processo para o cadastro biométrico reabre no final das eleições deste ano: “Em 2020 somente poderá votar quem tiver feita a biometria”, alertou.

Fonte: Marcondes Maciel | Repórter Parintins

Deixe um comentário