Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Parintins ganhará site exclusivamente cultural com acessibilidade

Parintins (AM) – A “pavulagem” do parintinense estará estampada nas páginas online do maior portal cultural do Baixo Amazonas, que será lançado no fim de maio. A plataforma acessada no endereço www.difusaocultparintins.com.br faz parte do Centro de Produção e Divulgação da Cultura de Parintins (CPDC) e foi contemplado pelo prêmio Feliciano Lana da lei Aldir Blanc. O produto está na fase final de produção e pretende ir além do boi-bumbá e revelará para o mundo por meio de documentários, podcasts, entrevistas, fotografias, performances, entre outras ações, o que de mais colorido tem a Ilha Tupinambarana no que diz respeito a questão cultural.
Durante vários meses uma equipe formada por artistas visuais, edição de vídeo, operadores de áudio, operadores de câmeras e jornalistas estiveram acompanhando músicos, compositores, artistas plásticos, artistas de ruas, pintores, produtores culturais, pastorinhas, atores e atrizes para a coleta de material exclusivo com várias horas de imagens e depoimentos. De acordo com o coordenador do CPDC, o arte educador e promoter Erick Siderval, além do site ser exclusivamente cultural vai ser o primeiro da região com acessibilidade. “Vamos ter o sistema que converte texto em áudio e um robô vai traduzir tudo em libras simultaneamente para os nossos usuários”, revelou.
Um dos momentos produzidos pelo projeto viaja desde a toada romântica com as letras feitas por pescadores como Braulino Lima que em sua simplicidade ganhou o mundo com Tic Tic Tac até a reinvenção da toada com Adriano Aguiar. “Mas não vamos parar na toada seguiremos com as jornadas, com as marchinhas e o cantaremos para o mundo o que de melhor temos na ilha”, afirmou.
O artista Paulo Pimentel é um dos entrevistados do projeto. Ele ressalta a importância do site cultural como forma de jogar luz ao trabalho dos atores que atuam em Parintins na Paixão de Cristo, que de forma voluntária realizam um lindo espetáculo a céu aberto no bairro de Palmares. O Teatro de surdos é outro trabalho realizado de forma brilhante na terra que não é apenas de Caprichoso e Garantido. O professor Tarcisio Gonzaga se emociona ao relatar o trabalhos com crianças e adolescentes surdos.

Clipe institucional

Nos próximos dias um teaser sobre o projeto pretende apresentar um pouco mais do CPDC. O clipe foi gravado no ginásio da Escola Estadual Tomaszinho Meireles e contou com uma estrutura grandiosa de iluminação, sonorização e palco. Os bois Caprichoso e Garantido, as pastorinhas, os grafiteiros Curumiz, dança, ritmo e música fizeram parte do contexto. “Foram dois dias de montagem da estrutura, três horas de gravação para um vídeo de quarenta e cinco segundos. Então podem esperar algo grandioso e é isso que a gente gosta de fazer e acredito que o projeto vai superar todas as expectativas”, acredita Siderval. Além do site, o projeto está disponibilizado em todas as plataformas sociais e digitais.

Fotos: Sávio Pimentel

você pode gostar também
Comentários
Loading...