A Prefeitura de Parintins deu um passo decisivo no combate ao analfabetismo com a aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), realizada na noite de segunda-feira (11). A cerimônia, que aconteceu no auditório Dom Arcângelo Cérqua, marca o início de uma jornada de aprendizado para 338 alunos das zonas urbana, rural e suburbana do município.
O programa é fruto de um pacto nacional entre o Ministério da Educação (MEC), governos estaduais e prefeituras, e visa qualificar a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), alinhado à meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de erradicar o analfabetismo.
Presente no evento, o prefeito Mateus Assayag destacou a importância da iniciativa. “Quando você passa da condição de não alfabetizado para alfabetizado, um novo mundo abre para você. Um mundo de conhecimento, um mundo de oportunidades, um mundo de dignidade”, afirmou Assayag, ressaltando que a adesão ao programa foi autorizada assim que ele tomou conhecimento da oportunidade.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o PBA foi implementado após um esforço conjunto. A secretária de Educação, Gizelle Soares, agradeceu a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasth) na “busca ativa” dos alunos. “Foi feita uma busca ativa na casa dos alunos e por isso nós estamos nessa aula inaugural”, frisou Soares.
Suporte garantido aos participantes
O programa, com duração de 12 meses, garante o suporte necessário para os participantes. O pacto entre o Governo Federal e a Prefeitura de Parintins prevê:
- Bolsas para os professores alfabetizadores;
- Material didático-pedagógico completo para alunos e professores;
- Alimentação escolar;
- Transporte para os alunos.
A aula inaugural contou também com a presença da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, da subsecretária Carla Joseane Maciel, do vereador Azamor Pessoa e dos professores alfabetizadores do programa.