Parintins Notícias

Parintins Notícias
Oficina com Parteiras Tradicionais 
Foto: Márcio Costa
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Parintins, em uma parceria com Ministério da Saúde, Fiocruz e Associação das Parteiras Tradicionais Algodão Roxo realizou na segunda e terça-feira a segunda Oficina Troca de Saberes das Parteiras Tradicionais, na Universidade Unopar. A ação reuniu 34 parteiras tradicionais que atuam na zona rural do município de forma voluntária. O primeiro encontro aconteceu em 2021.

A oficina contou também com a participação de Inna Silva de Moraes e Maryângela Araújo, da Costa da Fiocruz; e Júlia Moreno Adão e Marinilda Ramos da Silva, da Associação das Parteiras Tradicionais do Amazonas.

De acordo com o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, a gestão do prefeito Bi Garcia incentiva esse trabalho realizando encontros como forma de qualificar esse serviço de grande importância. “É uma roda de conversa, uma troca de experiências para que possamos atender com responsabilidade, qualidade, respeito e carinho nas comunidades rurais”, disse.

A parteira Maria Elita Lopes, que compõe a Associação das Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas Algodão Roxo e é agente comunitária de saúde de Parintins, parabenizou mais uma vez a Prefeitura pelo compromisso firmado, diferente de outros municípios que se negam a atuar de forma conjunta. “Hoje Parintins, graças a Deus e à gestão, tem aberto as portas para nós, dando esse apoio para as parteiras da área rural”, exaltou.

A coordenadora da Saúde Rural, enfermeira Elize Farias, ressaltou que a Prefeitura de Parintins,por meio da Secretaria de Saúde, tem se comprometido com as parteiras para atuar em parceria, qualificando o trabalho.

Relacionados