The news is by your side.

Parintins recebe reforço hospitalar para ser polo regional de saúde após o Festival Folclórico do município

O Festival de Parintins trará um diferencial neste ano para a saúde da população do município e do entorno. Boa parte da estrutura de saúde que o Governo do Amazonas está levando para o Festival ficará, pela primeira vez, permanente, ao contrário do que acontecia em anos anteriores, quando o reforço levado para o município ficava apenas nos três dias de festa e depois era devolvido para a capital. Parte desta estrutura já começou a chegar em Parintins.

“Estivemos no município de Parintins durante a primeira edição do Amazonas Presente. Lá, fizemos mutirão de cirurgias, mas estamos levando alguns equipamentos que vão ficar permanentemente no município. O que acontecia em alguns períodos era que esses equipamentos e essas estruturas eram montadas para atendimento na área de saúde apenas durante o Festival e quando ele terminava a estrutura era retirada. O que nós estamos fazendo é levando uma estrutura e parte dessa estrutura já fica lá no município de Parintins”, afirmou o governador do Estado, Wilson Lima, nesta segunda-feira (24/06), durante a reinauguração do Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI) da Maternidade Balbina Mestrinho.

O município – que já recebeu mais de R$ 620 mil do primeiro repasse do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para a área da saúde – foi escolhido para ser a primeira experiência do projeto de Regionalização que a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) está implantando no interior. Com isso, os dois hospitais do município, o Jofre Cohen e o Padre Colombo, estão sendo equipados para oferecer suporte de vida avançado e maior resolutividade.

O primeiro terá três leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) adulto e Sala de Vermelha. Já o Padre Colombo terá três leitos de UCI neonatal. Exames complexos, como tomografia e ecodoppler (ecocardiograma com doppler) também serão ofertados no município.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, as unidades hospitalares estão sendo fortalecidas para que possam atender os casos de maior complexidade de Parintins e dos municípios próximos, reduzindo as transferências para a capital. “Estamos começando por Parintins o projeto de implantação das Regiões de Saúde, no qual estado e município garantem uma melhor estrutura às suas unidades, permitindo maior resolutividade no atendimento”, ressalta Tobias.

Parintins será o polo da Região de Saúde do Baixo Amazonas, que compreenderá ainda os municípios de Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e parte do Pará (Faro, Terra Santa e Juruti).

As Regiões de Saúde estão definidas no Decreto 7.508/2011 que prevê a sua implantação pelos estados em parceria com os municípios, respeitando as diretrizes gerais implantadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Para serem instituídas essas regiões devem conter, no mínimo, serviços de atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, ambulatorial especializada e hospitalar e vigilância em saúde.

Conforme o secretário Executivo de Saúde do Interior, da Susam, Cássio Roberto do Espírito Santo, o Governo do Estado está investindo para melhor equipar as unidades de saúde de Parintins. Estão sendo adquiridos equipamentos para os leitos de Cuidados Intermediários e convênios para a realização de exames de tomografia e ecodoppler.

O Hospital Jofre Cohen terá reforço no atendimento clínico, cirúrgico e ortopédico adulto, enquanto o Padre Colombo fica como referência no atendimento materno-infantil. O município irá ganhar mais um equipamento de saúde ambulatorial, o Atendimento Médico Especializado “Ame Parintins”, no Bumbódromo, iniciativa em conjunto com a Prefeitura de Parintins. A unidade de saúde do Bumbódromo também recebe reformas para melhorar o atendimento à população.

Parintins recebe reforço hospitalar para ser polo regional de saúde após o Festival Folclórico do município Parintins recebe reforço hospitalar para ser polo regional de saúde após o Festival Folclórico do município Parintins recebe reforço hospitalar para ser polo regional de saúde após o Festival Folclórico do município Parintins recebe reforço hospitalar para ser polo regional de saúde após o Festival Folclórico do município

Cooperação – Durante o Festival, o governador Wilson Lima vai assinar termo de cooperação com o governador do Pará, Helder Barbalho, para regular os atendimentos dos moradores de Faro, Terra Santa e Juruti, que já buscam o município amazonense para tratamentos de saúde.

Também será assinado um Termo de Cooperação Técnico-científica com o Hospital Universitário Getúlio Vargas, o Adriano Jorge e a Maternidade Ana Braga para estágio de médicos residentes nas áreas de cirurgia, anestesiologia, traumato-ortopedia, neurologia e neurocirurgia, pediatria, ginecologia-obstetrícia nos dois hospitais.

FOTOS: HERICK PEREIRA/SECOM

você pode gostar também
Comentários
carregando...