Parintins Notícias

Mercado Lindolfo Monteverde já é um dos pontos mais bonitos da cidade e precede a revitalização completa do lugar onde nasceu o boi vermelho e branco

O Boi Garantido fez festa, na noite deste sábado (14), para receber a obra pronta do Mercado Municipal Lindolfo Monteverde, construído pela Prefeitura de Parintins. O mercado fica localizado na Baixa do São José, reduto mais tradicional do boi vermelho e branco, em Parintins. A área do entorno, também conhecida como “Baixa da Xanda”, foi urbanizada e já se apresenta como um novo ponto turístico da capital do folclore.

Para receber a obra, o povo da baixa se reuniu como faz nos eventos tradicionais realizados no lugar, com famílias inteiras que foram curtir a Batucada, os grupos Toada de Roda e Curumins da Baixa, com o levantador David Assayag fechando a noite, que ainda teve a participação especial do amo-do-boi, João Paulo Faria.

Na solenidade de entrega, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, disse que o mercado faz parte do trabalho de dotar a cidade de mais locais turísticos. “Nós estamos, a cada dia, implementando infraestrutura ao município pra que a gente atraia, cada vez mais, turistas pra nossa cidade. Eu considero um verdadeiro filme que passa na mente da gente, vendo o que era a Baixa, um verdadeiro igapó, e agora está com uma área totalmente revitalizada, urbanizada e com o mercado Lindolfo Monteverde que, sem dúvida nenhuma, será palco de grandes encontros de turistas e pessoas da cultura que vão, cada vez mais, valorizar o nosso festival folclórico”, afirmou Bi Garcia.

Parintins e nossa identidade cultural
Para o presidente do Garantido, Fred Góes, a inauguração do Mercado Lindolfo Monteverde é mais um espaço dentro do processo de divulgar a arte do povo tendo um cenário físico para representá-la. “Paulatinamente, vai transformando a cidade de Parintins em uma grande ilha de turismo, de atração cultural, onde Parintins funciona como polo vetor de transformação social e como vetor de identidade cultural não só do nosso estado, mas como da própria Amazônia”, afirmou Fred Góes.

Revitalização do curralzinho
Fred Góes também falou que o Boi Garantido vai revitalizar o Curral da Baixa do São José, antigo lugar dos eventos do boi, localizado ao lado do mercado inaugurado. Junto da recuperação do curral, também será construída uma capela dedicada a todos os santos católicos ligados à história do Garantido.
“A capela vai ter São João Batista, que é o principal patrono do boi, Santo Antônio, São Pedro, São José e São Benedito. Essa capela, nós começamos a fazer ao lado do curral antigo da Baixa, por um pedido da dona Maria, ainda durante a nossa campanha eleitoral, só não tínhamos divulgado. Os engenheiros estão trabalhando na revitalização da Cidade Garantido. Dentro de uma semana, viremos com todo o nosso pessoal para ver por onde vamos começar esse projeto, que vai perpetuar a memória do mestre Lindolfo, da dona Xanda e toda a Baixa do São José”, finalizou.
Dona Maria Monteverde, a única filha do fundador do Garantido, Lindolfo, também estava presente e agradeceu ao trabalho de registro e reforço da memória da família, história que se confunde com a própria história do Garantido.

Convite à deputada Mayra
Na ocasião, a diretoria do Garantido oficializou o convite à deputada estadual Mayra Dias (Avante) para ser a madrinha da Universidade do Folclore Paulinho Faria, que será reativada pela nova gestão do Boi. O convite foi entregue na forma de uma comenda à parlamentar das mãos de Fred Góes e dona Léa Costa, esposa do presidente do Garantido. Mayra Dias é uma torcedora apaixonada do garrote e grande incentivadora da cultura parintinense.

Assessoria de Comunicação Boi Bumbá Garantido
Fotos: Paulo Sicsú e Arnoldo Santos