O Site de Notícias de Parintins

Pesquisadores têm até o dia 30 deste mês para submeter propostas na Chamada Fapesp/Fapeam

Chamada visa estimular a colaboração em pesquisa entre pesquisadores do Amazonas e de São Paulo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), recebe até 30 de junho propostas de pesquisadores do Amazonas interessados em participar da Chamada Pública Fapesp/Fapeam Nº 01/2020. A chamada financiará projetos colaborativos em temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e economia, Amazonas e suas fronteiras.

Por meio dessa chamada pública, pretende-se estimular a colaboração entre pesquisadores do Amazonas e de São Paulo no desenvolvimento de projetos, com 24 meses de duração, que contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos respectivos estados.

Para apoiar pesquisadores do Amazonas, a Fapeam conta com investimento da ordem de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais). A Fapesp fará o aporte necessário para acomodar o número de propostas possíveis dentro do orçamento da Fapeam, permitindo um valor máximo de até R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) por proposta (incluindo reservas técnicas, benefícios complementares e possíveis bolsas). A previsão de divulgação do resultado é 30 de outubro.

Áreas Temáticas – Nesta Chamada, a Fapeam e a Fapesp receberão propostas que abranjam conhecimentos avançados nas temáticas e subáreas indicadas abaixo:

Meio Ambiente: Controle e monitoramento preventivo de queimadas; Recuperação de áreas degradadas; Gestão de áreas de conservação.

Amazonas e suas fronteiras: Segurança alimentar; Segurança pública; Alternativas de trabalho e renda.

Desenvolvimento e Economia: Cadeias produtivas regionais; Potencial bioeconômico complementar ao Polo Industrial de Manaus: Zona Franca Verde; Novos materiais oriundos da biodiversidade local com potencial substitutivo de materiais sintéticos em uso no Polo Industrial de Manaus.

Submissão de Propostas – Cada proposta deve ser composta por um único projeto de pesquisa preparado conjuntamente por dois pesquisadores responsáveis, sendo um do estado do Amazonas e outro do estado de São Paulo. Ambos devem estar vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa de seus estados. Os requisitos e critérios para participar estão especificados na chamada (Clique Aqui).

Cada proposta deve ser submetida às Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) conjuntamente, devendo ser submetida à Fapesp pelo pesquisador responsável no estado de São Paulo e à Fapeam pelo pesquisador responsável no Amazonas. Somente propostas submetidas a ambas as FAPs serão analisadas. Na Fapeam, as propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo Sigfapeam, disponível no site www.fapeam.am.gov.br. Na Fapesp, a submissão de propostas deve ser feita exclusivamente por meio do sistema SAGe (fapesp.br/sage).

Link da Chamada Pública Fapesp/Fapeam: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-publica-n-012020-programa-fapesp-fapeam/

Foto: Érico Xavier/ Fapeam

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba mais