Parintins Notícias

Parintins Notícias
deputada estadual Joana Darc
deputada estadual Joana Darc | Foto: Divulgação Assessoria
Facebook
Twitter
WhatsApp

Autora do PL nº 75/2021 que institui o selo ‘Mãe Canguru’, dentro da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), para toda mãe que participa ativamente da Campanha de Doação de Leite Humano, comemorado anualmente no dia 19 de maio, a deputada reafirma que homenagear essas mães é uma forma solene para quem faz um trabalho de doação silencioso e que ajuda a salvar muitas vidas.

A parlamentar que é Mãe do Joaquim, de 1 ano e 2 meses, é uma grande incentivadora de doação de leite humano. Ela lembra que apesar das dificuldades que teve para produzir leite no início da amamentação, nunca desistiu de amamentar seu filho. “Amamentar não é fácil, mas persistir é um ato importante para o desenvolvimento dos nossos bebês. Graças a minha persistência eu consegui e até hoje amamento meu filho. No entanto, nesse universo da amamentação os profissionais de saúde me apresentaram uma realidade que até então não conhecia, que era a carência de leite materno nos hospitais, me deixando muito sensibilizada com a causa”, conta.

A doação do leite é uma causa importante para o armazenamento adequado nas maternidades, assim podendo ser oferecido para as crianças que mais necessitam como, por exemplo, crianças prematuras, crianças que perderam a mãe ou bebês na UTI neonatal.

“Durante a COVID-19, pude presenciar a dor dessas crianças, pois elas estavam sem o leite necessário, devido a baixa adesão às campanhas de mobilização de doação de leite materno”, reiterou a parlamentar que é doadora de leite materno para a maternidade Balbina Mestrinho.

Como uma das maiores doadoras de leite humano, que já beneficiou mais de 200 bebês atendidos pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) da maternidade, Joana recebeu em 2021, um ‘Certificado de Honra’ de todos os profissionais e representantes da maternidade, pelo reconhecimento pela sua contribuição.

O Projeto de Lei encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Campanha

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Os objetivos da celebração, realizada em todo o país, são: estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros.

Relacionados