Parintins Notícias

A corporação também apreendeu mais de 1,3 mil munições e recapturou 41 foragidos da Justiça

PMAM apreende 121 armas de fogo
PMAM apreende 121 armas de fogo

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 121 armas de fogo durante o mês de junho deste ano. O balanço da corporação aponta, ainda, que foram apreendidas 82 armas brancas e 23 simulacros durante o período. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Das 121 armas apreendidas no estado, 75 foram em ocorrências registradas em Manaus e 46 em municípios do interior. As unidades que mais apreenderam armas foram a Força Tática (FT), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).

Os três tipos de armamentos mais apreendidos foram: revólver (43), espingarda (30) e pistola (23). Além disso, a PMAM apreendeu 1,258 munições, de diversos calibres, durante as ações e operações policiais na capital e interior do Amazonas.

Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a retirada de armas de circulação é um dos principais trabalhos da instituição militar no combate ao crime organizado no Amazonas.

“A PMAM atua fortemente para apreender armamento das mãos de criminosos e facções, que ameaçam a paz e ordem da sociedade e do cidadão de bem. Todo o trabalho que estamos desenvolvendo é com o objetivo de garantir que essas pessoas que estão em desconformidade com a Lei não tenham meios e armas para continuarem suas atividades criminosas. Com essas ações, estamos refletindo diretamente na redução dos índices de homicídios em nosso estado”, declarou o comandante-geral.

PMAM apreende 121 armas de fogo 2

Prisões, foragidos da Justiça e menores apreendidos

O balanço da PMAM do mês de junho indica que 328 pessoas foram presas em flagrantes pelos crimes de tráfico de drogas, roubo, furto, homicídio, violência doméstica, entre outros.

A corporação também recapturou 48 foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto em Manaus, interior e até em outros estados da federação. As ações da Polícia Militar do Amazonas também apreenderam 36 menores de idade, em sua maioria por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.

Operações Parintins e Presença

Em junho, a PMAM realizou diversas operações policiais, sendo as de maior destaque, no final do mês, as Operações Parintins e Presença deflagradas no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) e na capital amazonense, que contribuíram para os números positivos na produtividade das unidades e tropas dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE), Ambiental (CPAmb) e do Interior (CPI).

Para o comandante-geral, coronel PM Klinger, as duas operações fazem parte do planejamento estratégico da PMAM para garantir a segurança da população. “A Operação Parintins é tradicional e a cada ano a tropa atua de forma mais comprometida para garantir a tranquilidade no município. A Presença foi mais uma ação para fortalecer o policiamento ostensivo na capital, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, em especial os homicídios, roubos, furtos e tráfico de drogas”, afirmou o coronel PM Klinger.

De 25 a 30 de junho, mais de 670 policiais militares participaram da Operação Parintins 2024 da PMAM, com efetivo enviado de Manaus para a Ilha Tupinambarana, do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Operação Protetor, coordenada pela SSP-AM.
Durante o período, as ações da corporação resultaram na apreensão de uma arma de fogo, quatro munições, um veículo e prendeu 10 pessoas no município de Parintins.

Em uma das ocorrências de destaque, registrada no dia 26 de junho, a PMAM prendeu quatro homens por envolvimento em roubo ou furto de aparelhos celulares. Na ocasião, 20 aparelhos celulares foram encontrados numa pousada, localizada no bairro Palmares. Também foram apreendidos um carro usado nas ações criminosas, um notebook que auxiliava no desbloqueio dos celulares, cartões de crédito, documentos e dois relógios.

Em Manaus, a Operação Presença atuou em todas as zonas no período de 27 a 30 de junho. Na ocasião, a PMAM apreendeu 26 armas de fogo, apreendeu dois foragidos da Justiça, apreendeu mais de 1kg de entorpecente e recuperou cinco veículos com restrição de roubo e furto.

Das 26 armas, foram apreendidas 11 espingardas, seis revólveres, quatro pistolas, três rifles e duas carabinas. Entre os armamentos, nove armas de fogo foram recuperadas por policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) no dia 29 de junho, após roubo registrado em clube de tiro, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, no dia 27 de junho.