O Site de Notícias de Parintins

Polícia Civil promove testagem de Covid-19 em policiais da ativa

Ao longo das manhãs desta terça (07/07) e quarta-feira (08/07), a Polícia Civil do Amazonas, por meio de Departamento de Controle e Avaliação (DCA), está promovendo testagens para detectar policiais da ativa que possam ter se contaminado com o novo coronavírus. Além de 300 testes rápidos de Covid-19, estão sendo disponibilizadas 100 doses de vacinas contra a gripe Influenza (H1N1). A campanha está ocorrendo no Auditório José Elcy Barroso Braga, nas dependências da Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.

A delegada-geral Emília Ferraz acompanhou o primeiro dia de ação e destacou que as testagens são direcionadas aos policiais civis que estão na linha de frente no atendimento à população, especialmente para aqueles que apresentam sintomas ou tiveram contato com pessoas que foram diagnosticadas com o novo coronavírus. No entanto, todos os servidores podem se imunizar contra a Influenza (H1N1).

“Essa é mais uma medida da nossa instituição para proteger a saúde dos servidores e mitigar os efeitos provocados pela Covid-19. Durante toda a pandemia, a Polícia Civil do nosso Estado já adotou diferentes ações, como a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), distribuição de medicamentos, bem como a instalação de barreiras de acrílico nas unidades policiais, dentre outras”, explicou Ferraz.

De acordo com a diretora do DCA, delegada Allyne Siqueira, que está coordenando a ação, a campanha de testagem beneficia até mesmo os policiais civis que estão infectados, mas que não apresentam sintomas, pois permite que eles sejam afastados e orientados quanto a ‘quarentena’ e demais cuidados fundamentais, o que evita o contágio do vírus no ambiente de trabalho e familiar.

“O atendimento tem início com uma minitriagem, feita na entrada do auditório. Em seguida, os testes e as vacinas são aplicados. Todos os resultados serão encaminhados aos órgãos competentes pela equipe de saúde, que está à frente da ação aqui na Delegacia Geral”, informou a delegada Allyne.

Conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), o diagnóstico, realizado por meio de testagens, é um dos principais métodos para rastrear o coronavírus e, dessa forma, conter o avanço da doença.

DSTs – Durante a campanha, também estão sendo oferecidos, a todos os servidores da instituição, testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como sífilis, hepatite B e C, além do vírus da imunodeficiência humana, o HIV.

FOTO: Alailson Santos/PC-AM

Comentários
Loading...