O Site de Notícias de Parintins

Prefeitura apresenta minuta do plano de ação para possível retomada das atividades presenciais

A Prefeitura de Parintins através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou nesta semana às diretorias do Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Parintins (Sinptempin) e Sindicato dos Funcionários Efetivos da Prefeitura, a minuta do plano de ação com protocolos de reorganização para a retomada das atividades presenciais das escolas da rede municipal de educação zona urbana e rural terra firme e várzea.

A reunião foi conduzida pelo secretário de educação professor João Costa, subsecretário de educação Azamor Pessoa, o advogado Tito Menezes do Setor Jurídico da Semed, com a presença da presidente do sindicato dos professores Arineide Tavares, do presidente do sindicato dos funcionários efetivos da prefeitura Wanderley Silva, além do representante do conselho municipal de saúde Edmilso Farias, obedecendo às orientações das autoridades em saúde para o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel e sem aglomeração.

No documento apresentado as diretorias, constam as normas, regras e medidas estabelecidas que visam o planejamento de ações administrativas, financeiras e pedagógicas que garantam a manutenção da integridade de saúde física e psicológica dos estudantes e dos profissionais da educação que atuam nas escolas, bem como de seus familiares para o combate ao COVID-19.

A elaboração das propostas contidas na minuta teve como referência as Diretrizes para Protocolo de Retorno as aulas presenciais do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Redes Municipais de Educação (UNDIME/NACIONAL), Unidades Escolares Municipais do Estado do Amazonas (UNDIME/AM), embasados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação no 9394/96 (LDB) nos pareceres no 05/2020 e no 11/2020 do Conselho Nacional de Educação, validados pela portaria no 934/2020 do Ministério da Educação.

O secretário de educação, professor João Costa disse que a secretaria vai realizar reuniões com todos os seguimentos direcionados para a questão educacional para seguir as orientações de prevenção e combate ao COVID-19.

“Seguindo as orientações do comitê no ultimo dia 25 deste mês, nós estamos realizando uma série de reuniões com todos os seguimentos direcionados para a questão educacional. Foi uma reunião muito proveitosa e salutar que marca toda orientação do prefeito Bi Garcia que pauta no diálogo e discussão daquilo que é melhor para nossos alunos e profissionais de educação”, disse o secretário professor João Costa.

Para a presidente do Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Parintins (Sinptempin), Arineide Tavares a reunião foi proveitosa porque foi ouvido o sindicato com relação ao possível retorno das atividades presenciais.

“Nós tivemos essa reunião proveitosa, porque nós colocamos a visão do sindicato em relação ao provável retorno as atividades presenciais do sistema municipal de ensino. O sindicato de posiciona de maneira favorável em alguns pontos. Por exemplo, as escolas preparadas para receber os alunos e os trabalhadores de educação por conta da pandemia”, destacou a presidente Arineide Tavares.

O presidente do sindicato dos trabalhadores efetivos da prefeitura, Wanderley Silva, avaliou como produtiva a reunião, pois atendeu as expectativas de ambos os sindicatos.

“A reunião foi de acordo com o esperado pelos dois sindicatos e ambos puderam dar seus pareceres referente ao retorno das aulas. Fomos atendidos pelos secretário, pois na se trata só de retornas as aulas presenciais, mas dar garantia aos alunos e profissionais. Agradecer ao secretário de educação que se comprometeu em retomar as aulas somente se houver condições e garantia de segurança para preservar a vida”, disse o presidente Wanderley Silva.

 

Fonte: Facebook/Semed Parintins

Comentários
Loading...