Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza capacitação com profissionais das Unidades Básicas de Saúde visando a expansão da implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O secretário e a subsecretária de Saúde, Péricles Vieira e Jociane Siqueira, estiveram acompanhando o treinamento que, inicialmente, atende as UBSs Irene Babá e Conceição Trindade.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é um software desenvolvido e disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS), onde todas as informações clínicas e administrativas dos pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde ficam armazenadas. “Aqui em Barreirinha apenas a UBS Giovanna Galli disponibilizava deste serviço, que agora será expandido para mais duas UBSs aqui da sede. Em breve, atendendo a determinação do prefeito Glenio Seixas, vamos adequar as Unidades de Saúde do interior para também passarem a atender com esse sistema eletrônico”, disse o secretário de Saúde.

A subsecretária de Saúde, Jociane Siqueira, ressaltou as vantagens da implantação do sistema. “O sistema vai facilitar o atendimento e o agendamento dos usuários, dando mais celeridade no atendimento ao paciente e possibilitar melhorias do cuidado à saúde. As informações dos pacientes estarão disponíveis a nível nacional, pois é um sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde”, frisa.

Entre as informações disponibilizadas estão:

Vacinas recebidas;
Alergias e reações adversas a medicamentos;
Doenças crônicas;
Histórico médico do paciente;
Histórico de saúde familiar e hospitalizações;
Relatórios de imagem e áudio;
Resultados de exames e testes laboratoriais;
Medicamentos e dosagens;
Anotações e observações de outros médicos.

Relacionados