Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Prefeitura de Barreirinha participa de evento alusivo ao Dia de Luta e Resistência do Povo Sateré-Mawé

O povo indígena Sateré-Mawé deu início, no domingo (17), às comemorações da Semana do Índio, com um evento na aldeia Castanhal, no rio Andirá. A programação contou com a presença do prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, vice-prefeito Ridson Barbosa, vereadores Branco Conceição e Klelson Alves, representando os parlamentares da base aliada, além de secretários municipais, assessores, junto a mais de 20 lideranças indígenas e a população das comunidades adjacentes que compareceram para acompanhar homenagens e uma vasta atividade festiva e esportiva.

A chegada no local do evento, a caravana de Glenio Seixas foi recepcionada por crianças que seguravam cartazes saudando e agradecendo a gestão municipal pela dedicação ao desenvolvimento por meio da educação e setor primário dentro da região indígena no território ariramba.

As homenagens se estenderam com premiação de honra ao mérito aos gestores municipais, tuxauas, personalidades que se empenharam na luta pela demarcação da terra indígena e demais contribuintes, como Gilvan Seixas, ex-prefeito que mais realizou benfeitorias na área indígena e Melina Seixas, que desempenhou ações sociais em prol aos Mawé, recém falecida na capital do Estado, na qual jovens apresentaram coreografia ao som de louvores interpretados na língua materna.

Glenio lembrou das homenagens direcionadas aos membros de sua família e frisou que tudo isso é fruto do compromisso com o bem-estar social sempre desempenhado dentro do ciclo familiar. “A gente fica emocionado pelo reconhecimento, meu avô Raimundinho Andrade trabalhou aqui extraindo pau-rosa, meu pai Gilvan Seixas, é muito querido aqui dentro da Área (indígena), foi o prefeito que mais construiu escolas e a gratidão está estampada no rosto desses indígenas, isso nos deixa muito feliz, homenagem a minha irmã Melina, justa porque ela era um grande colaboradora das questões indígenas, é de encher os olhos de lágrimas, de saudades e orgulho”, expressou.

-publicidade-