Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), iniciou, nesta quinta-feira, 24/3, as tratativas para a capacitação dos guardas municipais. A formação contínua é uma das prioridades da gestão David Almeida.

De acordo com o secretário da Semseg, Sérgio Fontes, mais que manusear armas, é necessário que os agentes públicos municipais saibam interagir com o cidadão. “A Guarda Municipal vai entrar em uma nova etapa nunca antes vista em Manaus, que é o armamento. Tão importante quanto aprender a dar tiro, é o guarda municipal saber também como intervir na sociedade de forma assertiva, mas sem truculência, por meio de orientações preventivas e principalmente, resguardando os direitos humanos”, salienta Fontes.

A primeira turma com 60 guardas armados deve se formar ainda no primeiro semestre, mas a capacitação será contínua, o que para o guarda municipal Jean Michel será o diferencial no serviço de rotina.

“Uma guarda capacitada é uma guarda preparada para proteger cada vez melhor o cidadão e o patrimônio público. O que nós estamos fazendo hoje é buscar os melhores cursos do país, para que a nossa guarda que ainda está começando, possa daqui a um tempo ser uma das referências”, observa.

Reforço

Além da capacitação contínua, o prefeito David Almeida já sinalizou que ainda este ano haverá concurso público, aumentando assim o efetivo. Na segunda quinzena de novembro do ano passado, durante a entrega de 250 pistolas semiautomáticas calibre 9 milímetros e seis veículos à Guarda Municipal, na sede da prefeitura, na Compensa, zona Oeste, o chefe do Executivo municipal anunciou o certame com 200 vagas.

O projeto para o armamento da Guarda Municipal foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em junho de 2021. Em agosto, um projeto de emenda à Lei Orgânica de Manaus (Loman), que regulamenta o porte de arma de fogo pela Guarda Municipal, foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). O projeto serviu como ponto de partida para o município organizar a capacitação e respectivo treinamento para o uso de arma de fogo.

— — —

Texto – Divulgação / Semseg

Foto – Divulgação / Semseg

Relacionados