Prefeitura de Parintins recupera estradas no PA Vila Amazônia para escoamento da produção rural

Há mais de três semanas, a Prefeitura de Parintins avança com o serviço de terraplanagem, piçarramento e alargamento de trechos críticos das estradas vicinais do Projeto de Assentamento (PA) Vila Amazônia. O trabalho é executado pela patrulha mecanizada das Secretarias Municipais de Obras e de Produção Rural.

A manutenção das estradas do PA Vila Amazônia é ordenada pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia, junto com o secretário de produção, Tião Teixeira. As melhorias dos acessos estão previstas no Programa Municipal de Apoio ao Escoamento da Produção Rural, após a revitalização da balsa Arthur Virgílio Filho e a entrega de três caminhões aos produtores rurais.

Os primeiros trechos recuperados foram nas comunidades do Açaí, Nova Olinda e Laguinho. O trabalho agora está concentrado nas áreas do Quebrinha e Quebra. A ação, sob o comando do coordenador municipal de transportes, Gracinaldo Cunha, contemplará as estradas do Jauari, depois Zé Açú, Toledo Pizza, Máximo, Maranhão e Tracajá.

A preocupação do prefeito Bi Garcia e do secretário Tião Teixeira é com o escoamento da produção rural das comunidades do PA Vila Amazônia para manter o abastecimento de Parintins nesse período da pandemia da Covid-19. Os serviços melhoram as condições de tráfego aos meios de transporte dos produtores rurais assentados.

O cronograma da Prefeitura de Parintins, em comum acordo com o órgão gestor do PA Vila Amazônia, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), prevê a recuperação total do ramal do Máximo ao Maranhão e do Maranhão à Santo Antônio do Tracajá, embora haja influência de fatores climáticos como a grande precipitação de chuvas.