Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Prefeitura encerra maratona ‘Inovathon’ após 32 horas de atividades

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-Cema), encerrou na noite deste domingo, 27/3, as atividades da maratona “Competição de Ideias – Inovathon”, após 32 horas de duração. O evento foi realizado no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus.

No terceiro dia de maratona, foi feito o “pitch” dos grupos, para uma equipe de jurados nacionais, que acompanharam as apresentações de forma virtual. Entre os critérios de avaliação, foi levado em conta a clareza do problema e ideia, aderência ao tema, inovação, apelo, impacto social e potencial de escala. Cada equipe foi avaliada de 10 a zero. No total, três grupos foram selecionados como vencedores.

O secretário da Semtepi, Radyr Júnior, acompanhou as atividades e destacou o fortalecimento do ecossistema de inovação, a partir de eventos como esse. O titular da pasta destacou os principais projetos e parabenizou o empenho de todas as equipes, que viraram a madrugada identificando problemáticas e projetando potenciais soluções.

“Foi uma turma de fato muito empenhada nesse projeto. Vimos aqui apresentações de diferentes nichos, entre eles educacional, comercial e tecnológico. Além disso, o trabalho dos mentores foi fundamental nessa trajetória. Todos esses profissionais são de grande renome no mercado digital e estiveram à disposição para ajudar e orientar cada participante. Sem dúvidas, esse é o caminho para investimentos”, afirmou Radyr.

Ao todo, o evento teve a participação geral de 50 participantes, com nove equipes para desenvolver as atividades. A dinâmica da maratona foi direcionada pela equipe do IDT-Cema, que acompanhou o desenvolvimento dos futuros negócios, e realizou palestras ao longo do evento.

“Esse time foi incrível, pessoas muito capacitadas e humildes, em busca de projetos e soluções para Manaus. É raro ver toda essa diversidade, pessoas com muita e pouca experiência, mas todas dispostas a aprender. Eu agradeço a prefeitura por essa grande experiência, no caminho para uma cidade melhor”, Daniel Takaki.

Seis mentores foram convidados para instruir presencialmente as equipes. “Nós não estamos falando só de tecnologia, estamos falando sobre inovação, onde qualquer pessoa pode ter uma ideia nova e participar de um processo. Aqui, todas essas pessoas trabalharam durante o final de semana, exaustas, mas confiantes e engajadas. Para mim, esse foi um dos melhores eventos que participei”, afirmou Ibere Duarte, empresário do ramo tecnológico, que participou como mentor do time.

Projetos vencedores

Os três ganhadores foram anunciados no final do evento. O primeiro lugar foi para a equipe “Oppo”, que desenvolveu uma ideia de orientação para jovens profissionais recém-formados, na construção de um portfólio.

“Tivemos a ideia de gerar oportunidades, tanto para o microempreendedor, quanto para os formandos, que saem da faculdade sem perspectivas para o mercado de trabalho. A nossa plataforma entra para formar oportunidades para os acadêmicos. A plataforma vai proporcionar a criação de portfólio, para a criação de uma experiência digital. Com certeza, isso vai agregar muito aos meus negócios e ajudar pessoas”, explicou a integrante da equipe e professora, Aurineia Leal.

Em segundo lugar, a equipe Galeria Digital criou um “marketplace” para os permissionários das galerias populares de Manaus. Dessa forma, os empreendedores vão conseguir expandir as vendas para o ambiente virtual e, consequentemente, garantir mais visualização ao negócio.

Já o terceiro lugar foi para a equipe Hacka Ya, que focou em orientação profissional. O grupo criou uma plataforma de testes vocacionais e instrução de carreira para jovens no ensino médio.

— — —
Publicado em – https://bit.ly/389HGBp

Texto – Luiza Queiroz / Semtepi
Foto – Antônio Pereira / Semcom

-publicidade-