Parintins Notícias

Parintins Notícias
cirurgias eletivas diárias
Foto: Márcio Costa
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Parintins realizou desde a retomada do programa de cirurgias eletivas, no mês de agosto de 2021, um total de 502 procedimentos no centro cirúrgico do hospital Jofre Cohen. As cirurgias eletivas são aquelas que não são consideradas de urgência como as ginecológicas, urológicas, ortopédicas, cirurgias gerais (vesícula, hérnias, entre outras). Parintins é um dos primeiros municípios brasileiros a voltar a promover este tipo de cirurgia durante a pandemia da Covid-19.

A retomada do programa de cirurgias eletivas aconteceu com a contratação do médico anestesiologista Ademar Kimura, alcançando 100% de recuperação dos pacientes. As demandas mais expressivas foram 187 cirurgias ginecológicas, 120 cirurgias de outras especialidades, 112 ortopédicas, 72 urológicas, cirurgias gerais e outras.

De acordo com o prefeito Bi Garcia, a saúde continuará sendo prioridade de seu governo para melhorar a cada dia mais a vida das pessoas. Ele lembra que desde a sua primeira gestão, investiu fortemente implantando o programa de jornada de cirurgias, sendo modelo para todo Estado do Amazonas. “Damos extrema prioridade a essa ação porque nosso maior intuito é zerar a fila de procura por procedimentos cirúrgicos e, graças a Deus, estamos alcançando êxito”, enfatiza Bi Garcia.

Segundo Ademar Kimura, do total de 502 pacientes das cirurgias eletivas, não houve nenhum óbito. “Quando nós reunimos com o prefeito Bi Garcia para elaborar esse projeto, a finalidade era acabar com o sofrimento das pessoas. O prefeito zela muito por isso. Eu apresentei o projeto e ele abraçou e graças a Deus, após esses seis meses, os resultados são incríveis”, exalta.

Kimura lembra que muitos dos pacientes tinham problemas sérios com pedras na vesícula, hérnias enormes, mulheres com sangramento que as impedia de ter uma vida normal, dentre outras situações. “A qualidade de vida dessas pessoas melhorou 100%. Isso graças a Deus e essa visão do prefeito Bi Garcia”, salienta.

A médica ginecologista Armanda Menezes participou no sábado de 10 cirurgias ginecológicas. Ela afirma ser extremamente gratificante o resultado. “Estamos levando qualidade de vida para essas mulheres, e consequentemente para suas famílias. O intuito é acabar com esta fila por procedimentos. Hoje, por exemplo, já zeramos a fila por conização, trabalho que antes era só feito em Manaus”, pontua.

O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues lembra, que esse investimento é realizado pela Prefeitura de Parintins em todas as gestões do prefeito Bi Garcia. “Estamos fazendo cirurgias todos os dias aqui no hospital Jofre Cohen e isso é fundamental. São números extremamente expressivos”, frisa

EQUIPE DE CIRURGIAS ELETIVAS

ANESTESIA: Aldemar Kimura, Derby Ribeiro e Denison Bentes;

– GINECOLOGIA: Armanda Menezes;

– UROLOGIA: Alberto Figueiredo;

– GINECOLOGIA e MASTOLOGIA: Sebastião Marden;

– ORTOPEDIA: Jaime Menezes;

– CIRURGIA GERAL: Amintas Jr, Bruno Bittencourt, Ruben Cushuallpa, Luiz IV;

– OBSTETRÍCIA: Lucas Souza e Vitor Cantalixto;

– EQUIPE DE ENFERMAGEM: Enfermeiros Raí Cardoso e Paulo Henrique, e demais servidores do Centro Cirúrgico.

PMP

Relacionados