Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Presidente Figueiredo: a mágica Terra das Cachoeiras

Amazonastur reúne dicas do município, que é destaque em ecoturismo e conta com grutas, cavernas, cachoeiras, igapós e corredeiras

Situado em uma das principais áreas de turismo ecológico do estado do Amazonas, o município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus) é um dos principais destinos procurados pelos turistas que amam natureza e que não abrem mão de um revigorante banho de cachoeira.

Essa vocação para o ecoturismo está no fato de que o município consegue reunir, em uma mesma região, dezenas de grutas, cavernas, cachoeiras, igapós e corredeiras. Presidente Figueiredo está a apenas duas horas de distância da capital, motivo pelo qual esses atrativos naturais atraem turistas do mundo inteiro, que encontram na chamada Terra das Cachoeiras um verdadeiro refúgio que pode facilmente ser acessado.

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) reuniu alguns atrativos que são destaque e convida o leitor a conhecer Presidente Figueiredo!

Cachoeira da Neblina
Para quem gosta de unir aventura e natureza, a dica é uma queda d’água de 35 metros de altura conhecida como Cachoeira da Neblina. O nome do atrativo é em função do efeito que as gotículas de água apresentam no local, formando uma verdadeira névoa aos olhos dos visitantes.

A aventura começa antes mesmo de chegar até a cachoeira. Para acessar, é preciso percorrer uma trilha de seis quilômetros (12 quilômetros, ida e volta), o equivalente a duas horas de caminhada. A trilha é plana e sem muitos desafios, o que torna o trajeto menos cansativo. Para os fãs de adrenalina, é possível realizar atividade de rapel na queda d’água, unindo a beleza da natureza com a emoção do turismo de aventura.

Gruta da Judeia
A Gruta da Judéia é um lugar mágico que transporta o visitante a uma verdadeira viagem no tempo. Com um visual de uma natureza imponente e ancestral. No topo da gruta, existe uma fissura por onde a água passa e cai em formato de cascata, originando uma piscina natural de uma fascinante cor avermelhada.

Caverna do Maroaga
Com um visual impressionante, a Caverna do Maroaga tem o incrível formato de um portal com uma queda d’água na frente, onde seus visitantes podem se refrescar. Cercada por uma vegetação verde e intensa, a caverna é um oásis em meio a mata fechada e encanta com misteriosos túneis e galerias que ficam no seu interior.

De acordo com lendas locais, o nome da caverna é uma homenagem a um líder indígena chamado Maroaga, da etnia Waimiri-Atroari, que teria usado a caverna como esconderijo para sua tribo.

Como chegar
O trajeto até Presidente Figueiredo é feito via terrestre, por meio da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), em uma viagem que dura cerca de duas horas.

Para os visitantes que optam por não ir de carro particular, é possível ainda fazer o trajeto em ônibus que saem todos os dias da rodoviária de Manaus. O valor das passagens do transporte está em média R$ 40.

É possível também fechar pacotes com agências de viagens que incluem o traslado do aeroporto ou do hotel até o atrativo escolhido em Presidente Figueiredo.

Atendimento ao turista
Todos os atrativos têm trilhas de acesso ou estão localizados em área de Proteção Ambiental (APA), por isso é obrigatória a contratação de um guia turístico credenciado, que pode ser contratado no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na entrada de Presidente Figueiredo. O contato do CAT é (92) 3324-2929.

FOTO: Janailton Falcão

-publicidade-