Parintins Notícias

Iniciativa visa capacitar profissionais de saúde

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), abriu, nesta quarta-feira (05/06) o Workshop HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para profissionais de saúde, que segue até sexta-feira (07/06).

Com o tema “Descentralizar & Prevenir & Diagnosticar & Tratar & Avançar”, o workshop visa incentivar discussões sobre estratégias de prevenção e redução do estigma. O evento está sendo realizado no Centro Universitário Fametro, na zona centro-sul de Manaus.

Participam da iniciativa profissionais de saúde das Secretarias Municipais de Saúde, incluindo médicos, enfermeiros e farmacêuticos envolvidos na assistência de pacientes com HIV/Aids, Hepatites virais e outras ISTs, atuantes em Manaus e no interior do estado.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da iniciativa para fortalecer a prevenção. “Esse workshop tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde, dentre eles médicos, enfermeiros, farmacêuticos, na prevenção, no manejo clínico, principalmente na identificação e tratamento precoce daquelas pessoas que vivem com HIV e também outras infecções sexualmente transmissíveis. Importante ressaltar que nós temos aqui em torno de 40 municípios com a presença da capital e do interior do Amazonas”, disse a diretora da FVS-RCP, Tatyana.

Para o gerente de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da FVS-RCP, Jair Pinheiro, o evento conseguiu agregar profissionais do interior da capital para uma troca de experiência. “Entre os profissionais presentes conseguimos reunir se 40 médicos, 80 enfermeiros, 20 farmacêuticos, que trabalham diretamente na atenção da pessoa vivendo com HIV, com o objetivo de qualificar cada vez mais a assistência, especialmente no interior do estado”, comemorou Jair.

Participando do evento, o representante da Aliança Nacional LGBTI + Amazonas, Francisco Nery, considerou o evento ímpar. “A iniciativa de trazer os municípios, principalmente, os prioritários e de relevância, para que a gente consiga sanar todas as barreiras do HIV em lugares longínquos como a Amazônia, sobretudo também no Amazonas”, disse.

Prevenção: FVS-RCP realiza Workshop HIV/Aids e outras IST’s

Amplia Amazonas

A iniciativa de realização do workshop é uma iniciativa da FVS-RCP, por meio do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs. A programação inclui palestras e debates com especialistas, permitindo aos participantes uma imersão nos tópicos relacionados ao HIV/Aids, Hepatites Virais e outras ISTs.

A coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs, Izabella Safe, destaca a relevância do evento para a comunidade de saúde do Amazonas. “O workshop é um passo importante para ampliar a descentralização da assistência às pessoas vivendo com HIV/Aids e fazer com que as diferentes formas de prevenção, como PrEP e PEP, cheguem ao interior do Amazonas”, enfatiza.

Durante os próximos três dias, os participantes serão atualizados por profissionais renomados em suas áreas, composto por médicos, enfermeiros e farmacêuticos, tanto da capital quanto do interior do estado. Além disso, representantes da sociedade civil também marcam presença, dada a importância do papel que desempenham na luta contra essas doenças.

Entre os assuntos abordados no workshop estão o diagnóstico laboratorial do HIV: entendendo os diferentes fluxogramas para testagem; PrEP e PEP na atenção primária; HIV na atenção básica; coinfecção tuberculose/HIV; Aids avançada para o não especialista; manejo de hepatite B; Mpox na atenção primária; diagnóstico laboratorial da sífilis; manejo de gestante vivendo com HIV/Aids e recém-nascido exposto ao vírus HIV; contracepção em mulheres vivendo com HIV/Aids.