Parintins Notícias

Parintins Notícias
hemodiálise no Jofre Cohen
Foto: Márcio Costa
Facebook
Twitter
WhatsApp

A aposentada Darcinilza Brelaz, de 65 anos, foi a primeira paciente a se submeter a uma sessão de hemodiálise no Hospital Jofre Cohen, após colocação em funcionamento dos dois equipamentos adquiridos pela Prefeitura de Parintins. Darcinilza é natural de Parintins, mas mora em Minas Gerais. Desde a colocação dos equipamentos de última geração em funcionamento, dois pacientes foram submetidos a sessões que duram entre 3h30 e 4 horas cada.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Parintins que fez parceria com o Governo do Estado do Amazonas para contratação dos profissionais de nefrologia que operam os equipamentos. Darcinilza Brelaz foi atendida pelo médico nefrologista Samir Salim e enfermeira Luciana Venâncio.

Os aparelhos são para uso dos pacientes internados no hospital Jofre Cohen, mas que de forma excepcional, atenderam à paciente renal crônica que faz tratamento regular em sua cidade. Darcinilza parabenizou os investimentos feitos pela Prefeitura de Parintins para proporcionar maior estrutura para os que necessitam de atendimentos como os de hemodiálise. “É um grande avanço, gente. Eu vim lá de Minas Gerais para cá, pois meu irmão faleceu e eu vim para o velório. Eu já ia para Manaus para fazer a sessão e para minha surpresa soube que já tem hemodiálise em Parintins. Graças a Deus. A gente não pode ficar sem fazer”, completou a paciente.

Samir Salim, médico nefrologista, afirmou que é uma felicidade conseguir promover atendimento a essa população que antes precisava se deslocar até Manaus. “Deslocar demanda tempo para salvar a vida do paciente. Isso traz uma comodidade muito boa para eles. A hemodiálise é como se fosse uma limpeza do sangue, o papel que o rim faz. Então quando o paciente está em fase de falência renal, é necessário que a máquina faça isso por ele”, explicou.

O secretário de saúde Clerton Rodrigues enalteceu mais uma vez o trabalho realizado pela gestão do prefeito Bi Garcia que, de maneira pioneira no interior do Amazonas, colocou em funcionamento os equipamentos de hemodiálise que fazem parte da ala das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Jofre Cohen. “É com satisfação que hoje podemos oferecer à população esse procedimento de alta complexidade que mostra os avanços claros que a saúde do nosso município vem alcançando”, exaltou.

PMP

Relacionados