Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Procon Amazonas inicia Operação Copa do Mundo do Catar na segunda-feira (21/11)

Operação ocorre de forma simultânea às ações durante a campanha da Black Friday

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) inicia, na segunda-feira (20/11), a Operação Copa do Mundo do Catar, que segue até o dia 2 de dezembro. As fiscalizações serão feitas juntamente com a campanha da Black Friday, em estabelecimentos que comercializam produtos típicos ligados ao evento esportivo mundial.

Serão fiscalizadas televisões, bebidas, petiscos, carnes, bandeiras, vuvuzelas, apitos, roupas alusivas à Copa, entre outros. A Copa do Mundo do Catar inicia na segunda-feira, com estreia do Brasil no dia 24 de novembro, em disputa contra a Sérvia.

Com a ação, o Procon-AM objetiva fazer com que o consumidor obtenha todas as informações a que tem direito, de forma prévia e adequada. Da mesma forma, visa assegurar que ele possa optar por adquirir com segurança esses produtos, sem abusos ou propagandas enganosas, evitando riscos na aquisição de produtos vencidos ou com a presença de algum alergênico que não esteja informado na embalagem dos produtos.

A fiscalização também irá aferir a presença de outras informações obrigatórias, como a origem, a composição, prazo de validade, preço, além de verificar outras obrigações que os estabelecimentos têm perante os consumidores.

Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a ação do órgão se torna necessária devido à expectativa de aumento das vendas dos produtos que têm relação com este importante evento esportivo.

Para formalizar uma reclamação ou uma denúncia, os consumidores precisam informar o estabelecimento, o produto e a irregularidade.

Canais de atendimento
O Procon Amazonas assinala que o aplicativo de mensagens se junta aos outros canais de atendimento ao consumidor já disponibilizado pela autarquia: os números 0800 092 1512, (92) 3215-4009 e (92) 3215-4012; o e-mail [email protected]

Os usuários podem ainda se dirigir até a sede do órgão de defesa do consumidor, localizada na avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, não sendo necessário agendamento prévio.

FOTO: João Pedro/Procon-AM

-publicidade-