Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Profissionais da cultura do Boi Caprichoso recebem cartões do auxílio estadual

A diretoria do bumbá criou a Estação do Trabalhador Caprichoso, que ajudou os artistas e colaboradores no cadastro online ao benefício

O quadro profissional do Boi Caprichoso, cadastrado na Estação do Trabalhador Caprichoso, foi contemplado nesta quinta-feira (29/07), com o primeiro lote dos cartões do auxílio cultural estadual. A entrega foi feita pelo secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, no Curral Zeca Xibelão em Parintins/AM, acompanhado pelo presidente do bumbá, Jender Lobato.

Ajudar a classe artística atingida pela pandemia é uma das principais bandeiras da atual gestão do Boi Caprichoso. O dirigente azul e branco conquistou nos últimos meses, com o apoio do prefeito de Parintins Frank Bi Garcia e do governador do Amazonas Wilson Lima, recursos e mantimentos que que amenizam a situação dos trabalhadores.

O titular da cultura no Amazonas, Marcos Apolo Muniz, ressalta a colaboração da diretoria em todas as fases do processo de inscrição do auxílio. “A diretoria do Caprichoso está de parabéns, pois além de manter esse diálogo conosco, também auxiliou os artistas para que eles pudessem realizar o cadastro online em nosso sistema. Estar aqui no curral junto com todos eles, é muito significativo para nós do governo estadual”, frisa.

A diretoria criou a Estação do Trabalhador Caprichoso para prestar auxílio gratuitamente aos artistas e colaboradores do bumbá, principalmente no acesso a editais de fomento cultural. “Nós abrimos as portas para nossos artistas e ajudamos também os trabalhadores do contrário. O auxílio chega em uma ótima hora e agora nós temos também um sentimento de esperança, principalmente com o avanço da vacinação, que sinaliza a retorno de nossas atividades culturais e econômicas”, ressalta o presidente Jender Lobato.

Para o pajé do bumbá, Erick Beltrão, a ajuda fortalece a união entre o artista e Boi Caprichoso. “É uma força muito grande, principalmente para nós que sobrevivemos da arte. A pandemia nos atingiu e nós nunca estivemos desamparados de nossa diretoria”, destaca.

Parintins avança na imunização da população contra a covid-19, com mais de 88 mil doses de vacinas aplicadas. De acordo com Marcos Apolo Muniz, existe uma grande possibilidade da realização do Festival Folclórico de Parintins em 2022. “O único impedimento seria uma mudança no cenário epidemiológico no Estado do Amazonas, porém nós estamos esperançosos de que teremos no próximo ano a ilha tupinambarana lotada e os bumbás fazendo o que sabem fazer de melhor”, comenta.

Foto: Pedro Coelho

você pode gostar também
Comentários
Loading...