Programa Mais Alfabetização inicia Processo Seletivo Simplificado para 245 vagas de Assistentes de Alfabetização Voluntários

Programa Mais Alfabetização inicia Processo Seletivo Simplificado para 245 vagas de Assistentes de Alfabetização Voluntários
Atendendo às orientações do Programa Mais Alfabetização, a Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc/AM), lança neste sábado o Processo Seletivo Simplificado para Assistentes de Alfabetização Voluntários. As inscrições serão realizadas pela internet, no endereço eletrônico: http://www.educacao.am.gov.br, e o link para o formulário de inscrição estará disponível a partir das 14 horas do dia 05 de maio de 2018 até às 23 horas e 59 minutos do dia 09 de maio de 2018 (horário de Manaus/AM). No mesmo site também está disponível o edital.

O edital prevê 94 vagas para a capital e 151 vagas para o interior. Também serão formados banco de Cadastro de Reservas por Coordenadoria Distrital/Regional de Educação a serem convocados conforme a necessidade do Programa.

O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 10 de maio no site da Seduc/AM e o Programa terá validade de seis meses a contar da publicação final do  resultado final no Diário Oficial do Estado.

O Programa Mais Alfabetização é instituído pela Portaria MEC nº 04, de 04 de janeiro de 2018, e visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização – para fins de leitura, escrita e matemática – dos estudantes nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, garantindo o apoio adicional – prioritariamente – no turno regular, com a presença do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais, para as unidades não vulneráreis; ou período de dez horas semanais, para as unidades escolares vulneráveis.

Esse programa federal tentará reverter o quadro quanto ao desempenho dos estudantes revelado na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), garantindo, assim, o direito de aprendizagem de todos os alunos matriculados nessa etapa.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc): Diamantino Araújo (3237-8737, 3237-2323 e 99434-1005) e Johnny Lima (98215-7868).

Deixe um comentário