Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Criação e ampliação de bases de dados, proposição e consolidação de soluções com Aprendizado de Máquina (AM), produção e publicação de 22 artigos científicos e o impulsionamento na formação de estudantes e profissionais em diversos níveis. Esses foram alguns dos resultados alcançados por pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

Finalizado em 2021, o projeto intitulado “Aprendizagem de Máquina Aplicada em Problemas de Domínios Diversos” foi realizado no âmbito do Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores – Programa Primeiros Projetos – PPP, da Fapeam. O estudo também contribuiu para a capacitação de recursos humanos, por meio da oferta de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que colaborou para a formação de 33 profissionais da região.

O projeto contribuiu para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de “Aprendizado de Máquina”, uma subárea emergente da Inteligência Artificial (IA), que visa elaborar soluções empíricas com a utilização de modelos e métodos computacionais gerados a partir dos dados pré-existentes. Além da capacidade de aprendizado inferencial, soluções nesse domínio podem auxiliar diversos profissionais na tomada eficaz e eficiente de decisão, diminuindo gastos e colaborando para o bem-estar da sociedade.

A coordenadora da pesquisa e doutora em Ciência da Computação, Elloá Barreto Guedes, professora da UEA, afirmou que é possível elaborar modelos inteligentes para problemas práticos, a partir de dados do contexto do problema e, embora esses modelos não se proponham a substituir especialistas técnicos nas respectivas áreas, demonstram a viabilidade prática de como a IA pode prover soluções coadjuvantes para questões contemporâneas.

“O projeto buscou resolver problemas relevantes para a sociedade nas áreas de Saúde (Tuberculose Pulmonar, Covid-19, Diabetes, Retinopatia Diabética), Agricultura Digital, Cidades Inteligentes, Análise de Áudio, Educação, Jogos, Meteorologia e Engenharia de Software”, disse. 

Ela complementa que os métodos e técnicas dessa subárea foram cruciais para a melhor abordagem dos problemas de diversos domínios no contexto do projeto, propondo soluções de destaque. Esse conhecimento pode ser empregado para resolver problemas difíceis, os quais dispõem de dados históricos, mas em que não se conhece métodos analíticos para abordá-los ou que tal custo é impeditivo.

Durante o projeto, os participantes realizaram palestras e minicursos para compartilhar a expertise técnica e divulgar os resultados obtidos em uma linguagem didática e acessível com a sociedade. Diversos resultados do projeto estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo a Computação para o Bem-Estar da Humanidade.

Apesar de o estudo ter finalizado, Elloá afirmou que os participantes ainda possuem interesse na pesquisa. 

“Pretende-se dar continuidade às orientações em andamento, atrair novos estudantes para o desenvolvimento de projetos de trabalho de conclusão de curso e iniciação científica, aprofundar as soluções de Aprendizado de Máquina previamente desenvolvida, mediante o uso de novos modelos e técnicas propostos recentemente na literatura, e a busca de novos domínios de problemas em que soluções desta natureza possam ensejar um diferencial”, relatou.

Apoio da Fapeam 

“O apoio da Fapeam foi crucial para o sucesso do projeto. Os recursos de hardware adquiridos em decorrência do projeto permitiram a obtenção de resultados em tempo recorde, o que agilizou bastante as análises e investigações”, disse a pesquisadora.

Sobre o PPP

O PPP apoiou a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológ

ica nas instituições públicas e particulares, sem fins lucrativos, de ensino superior e/ou de pesquisa sediadas ou com unidades permanentes no Amazonas, visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento.

Relacionados