Parintins Notícias

Com a participação das principais entidades representativas da sociedade civil e da área ambiental, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA), promoveu a Audiência Pública que consolidou a implantação da primeira Unidade de Conservação Municipal, denominada Parque dos Itaúnas.

Os debates realizados no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral – CETI na manhã desta quarta-feira, 21, buscaram elevar a conscientização da população quanto à importância de um meio ambiente ecologicamente equilibrado para o uso comum de todos.

O prefeito Bi Garcia, entusiasta do projeto, já atua para viabilizar recursos que vão concretizar a execução da implantação do parque. A proposta do parque municipal foi uma indicação do vereador Mateus Assayag em 2021 que participou da audiência e destacou a relevância do projeto para a conservação do meio ambiente, geração de emprego e renda e o fortalecimento do turismo sustentável.

Na apresentação gráfica, o subsecretário Wescley Tavares mostrou a localização da área conhecida como Itaúna que abrange aproximadamente 15 ha de vegetação nativa, especialmente os exemplares de castanheiras e lombrigueiras.

Os presentes conheceram as estruturas do parque com trilhas, centro dos visitantes, viveiro, área administrativa, estacionamento, casas ribeirinhas, mirante com torre de observação, quiosques de alimentação e píer para atrações fluviais.

Na construção coletiva, os participantes mencionaram a importância de um Cetas, horto municipal, área de compostagem, gestão de água e energia limpa, valores, prazos, acessibilidade, presença de batalhão ambiental e muitas outras propostas.

A secretária da Sedema Socorrinha Carvalho avaliou positivamente o resultado da consulta pública e a contribuição da comunidade. Todas os questionamentos foram respondidos e as propostas apresentadas serão avaliadas para inserção no projeto. “A proposta foi aprovada por todos os presentes. Agora vamos trabalhar as próximas etapas para a implantação do parque”, disse.

A Audiência Pública contou com expressiva participação popular e foi mediada pelo secretário municipal de administração Edy Albuquerque.