The news is by your side.

Projeto Ver e Tratar o Colo Uterino no Amazonas é lançado no Parlamento

Nesta quinta- feira (9), na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Sinésio Campos (PT), lançou a campanha Adote uma conização e evite um câncer de colo uterino no Amazonas. O parlamentar se referiu ao projeto “Ver e Tratar”, que pauta as lesões pré- cancerosas do colo uterino detectados em exames preventivos. O projeto será coordenado pela equipe de médicos do serviço de Ginecologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), e tem por finalidade prevenir e evitar o deslocamento dessas mulheres portadoras de lesões.

Para isso, serão realizados mutirões permanentes em municípios polos a cada seis meses, como em Itacoatiara (distante 176 km em linha reta de Manaus), Borba (151 km de Manaus), Manacapuru (68 km), Tabatinga (1.068 km), Parintins (369 km), Tefé (523 km), Coari (363 km) e São Gabriel da Cachoeira (852 km).

Conização para tratamento de pacientes

Conização é a retirada da parte doente do colo do útero em forma de cone e é o que vai evitar que no futuro uma mulher seja portadora de um câncer avançado. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), morrem mensalmente em torno de 23 mulheres no Amazonas vítimas dessa doença que é 100% evitável e causada pelo HPV (Papilomavírus humano), vírus adquirido sexualmente.

“O Ver e Tratar vem para fazer dar certo através da conização, a parte de rapidamente identificar essas possíveis lesões pré- cancerosas. Uma vez identificado, passamos para a conização, então a gente retira de uma forma muita rápida essa parte do colo que está doente e essa paciente não terá câncer de colo uterino, pois o índice de cura pode chegar até 95% após o procedimento”, explica a médica idealizadora do projeto, Mônica Bandeira.

O deputado Sinésio Campos mostrou um vídeo durante seu pronunciamento que explica e reforça sobre o apelo que os idealizadores e apoiadores do projeto estão fazendo para a sociedade civil e empresários do estado para a doação de equipamentos necessários para a realização das conizações. Cada kit conização custa aproximadamente R$ 70.000,00.

A FCecon não aceitará dinheiro em espécie ou depósito em conta bancária, apenas a doação desses equipamentos. “Facilitar o acesso da população a consultas com especialistas, na realização de exames, que podem ajudar a prevenir o câncer de colo uterino e salvar vidas é o principal intuito desse projeto que no que depender no nosso mandato tem todo e total apoio”, disparou o deputado.

Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.