The news is by your side.

Projeto voltado à prevenção do câncer de colo de útero é iniciado em São Gabriel da Cachoeira

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) esteve, no último fim de semana, com a médica ginecologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Mônica Bandeira, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 851 km de Manaus). O deputado atendeu a um pedido do Prefeito do município, Clóvis Saldanha (PT), que relatou a necessidade de haver uma palestra para mulheres sobre a prevenção ao câncer de colo uterino.

A palestra ocorreu após uma visita do deputado à FCecon, durante a qual conversou com o diretor-presidente da Fundação, mastologista Gerson Mourão, e com sua equipe técnica. Na ocasião, Sinésio teve a oportunidade de conhecer o projeto “Ver e Tratar”, apresentando e idealizado pela médica Mônica Bandeira. O projeto tem a finalidade de prevenir e evitar o deslocamento das pacientes portadoras de lesões pré-cancerosas realizando mutirões nos municípios polos, a cada 6 meses. A princípio, o projeto “Ver e Tratar” atenderia os municípios de Itacoatiara, Borba, Manacapuru, Tabatinga, Parintins, Tefé, Coari e São Gabriel da Cachoeira, iniciando por este último.

“Apesar de ser considerada uma doença 100% prevenível, o câncer de colo uterino está em primeiro em incidência entre as amazonenses. Temos uma média de 58 novos casos para cada 100 mil mulheres. Com esse projeto queremos atuar de forma efetiva para combater essa doença, que acomete mulheres geralmente a partir da faixa de 35 anos. Nosso mandato está engajado em fazer dar certo esse trabalho que tanto beneficiará as mulheres do nosso amazonas, principalmente dos nossos municípios”, disse Sinésio

Palestra

A palestra com a médica ginecologista da FCecon, Mônica Bandeira, contou com a presença de 150 pessoas, entre mulheres e homens. A idealizadora do “Ver e Tratar” explicou métodos de prevenção e como é feito o processo de conização, que é uma pequena cirurgia para retirar a parte do colo uterino que apresenta uma inflamação.

“Aqui em São Gabriel podemos constatar vários casos que ocorrem, com certeza, em vários municípios do nosso estado. O Ver e Tratar vem para fazer dar certo a parte de rapidamente identificar essas possíveis lesões pré-cancerosas. Uma vez identificado, passamos para a conização, então a gente retira de uma forma muita rápida essa parte do colo que está doente e essa paciente não terá câncer de colo uterino, pois o índice de cura pode chegar até 95% após o procedimento”, explicou a médica.

Sinésio também enfatizou a importância da interiorizar a Fundação Cecon. “Facilitar o acesso da população a consultas, à realização de exames prevenindo o câncer de útero e, assim, salvando vidas é a nossa maior missão a partir de agora, na pessoa do diretor-presidente da Fundação, Gerson Mourão, e da doutora Mônica Bandeira, que pensou nesse brilhante projeto. Meus parabéns e contem conosco. Nosso principal objetivo é alavancar o “Ver e Tratar”, tornando o Amazonas uma referência”, finalizou o deputado.

Texto e Fotos: Assessoria do Deputado

você pode gostar também
Comentários
carregando...