Parintins Notícias

‘Breaking para todos’ apresenta danças urbanas, e o ‘Go Skate Day Festival’ celebra o Dia Mundial do Skate

Neste sábado e domingo (22 e 23/06), acontecem dois eventos que exaltam a cultura urbana na cidade de Manaus. A programação conta com a oficina “Breaking para todos – bases e fundamentos”, que pretende levar a dança breaking para diversas zonas da cidade de Manaus, e o “Go Skate Day Festival”, celebrando o Dia Mundial do Skate.

Os dois projetos são contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), executada pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

No sábado e domingo (22 e 23/06), buscando levar o “Breaking Para Todos”, artistas do grupo DDTankers se reúnem para realizar oficinas totalmente gratuitas para pessoas de todas as idades.

Representando a força feminina, a artista e primeira B-girl de Manaus, Josiely Pedroso, conhecida por B-girl Josy, apresentará a oficina ‘Breaking Para Todos – Bases e Fundamentos’, mirando as diversas zonas de Manaus, com o melhor dança e performance para os espectadores

Ocupando as zonas norte e leste de Manaus para levar cultura e cidadania para as áreas periféricas da cidade, a oficina acontece no sábado (22/06), a partir das 17h, no parque Amazonino Mendes, Alameda Alphaville, Novo Aleixo e no domingo (23/06), às 16h, no Instituto Social da Criança e Adolescente da Amazônia (Iscaam), na rua estrela de Davi, 120, Novo Israel.

Sobre a oficina

A oficina conta com uma equipe completa para a execução do projeto, com três instrutores experientes, sendo eles: B-boy Jaguar, B-boy Varon e B-girl Josy, com direção artística por Adriano Emanuel, além do mestre de cerimônias Miguel Maia e a proponente do projeto Juliana Ferreira.

A artista e instrutora da oficina, Josiely Pedroso, 27 anos, aborda a importância do movimento da cultura Hip Hop, nos dias atuais.

“O Hip Hop é importante porque envolve os 4 elementos (Breaking, Grafite, Dj e Mc), e com eles, existe o 5º elemento, que é o conhecimento, para agregar valores e ética dentro da cultura, com o intuito de salvar e resgatar vidas, mostrando a essência do Hip Hop para todos aqueles que desejam conhecer”

“Tudo requer vontade, e persistência para aprender. Ensinamos desde os exercícios para aquecimento e alongamento para iniciação da dança Breaking, em seguida, temos os principais fundamentos que são o Top Rock (dança em cima), Footwork (trabalho com os pés), Powermoves (movimentos de força) e os Freezes (movimentos de congelamento).” explica Josiely.

Para quem deseja prestigiar e participar da oficina, as inscrições estão sendo realizadas pelo link na bio do Instagram @ddtankers.

Celebrando o Dia Mundial do Skate

No domingo (23/06), a partir das 14h, a cidade será palco de uma celebração especial, o “Go Skate Day Festival”, em comemoração ao Dia Mundial do Skate. Realizado pela Federação Estadual de SkateBoard do Amazonas (Fesbam), Instituto Conexão Brasil e Raízes Produções. O evento promete reunir skatistas e entusiastas da Cultura Urbana para um dia repleto de atividades, música e arte.

A concentração começa a partir das 13h na Praça da Saudade, com uma passeata que seguirá em direção à Praça do Paço. Aqueles que chegarem cedo, poderão participar de sorteios de brindes. Com entrada gratuita.

História do Go Skate Day

O Go Skateboarding Day, celebrado anualmente no dia 21 de junho, foi criado em 2004 pela International Association of Skateboard Companies (Iasc) como forma de promover o skate e unir skatistas de todo o mundo. O evento rapidamente ganhou popularidade, transformando-se em um movimento global que celebra a liberdade e a criatividade associadas ao skateboarding.

Programação do Festival

O Go Skate Day Festival deste ano contará com uma programação variada. Entre as atrações estão os grupos Vsc Crew e Doctor Bira, que prometem agitar o público com suas performances. Os DJs Sanci, Zulu DJ MC Fino estarão nas pickups, garantindo a trilha sonora do evento, além da talentosa Carol Luna que marcará presença com uma performance única.

De acordo com organizador do festival, Irailson Arruda, os amantes da arte urbana poderão apreciar uma exposição de graffiti, transformando a cidade em uma galeria a céu aberto. Além disso, haverá uma pista de skate disponível para quem quiser participar de desafios emocionantes e concorrer a brindes.

“O Go Skate Day Festival é um evento para toda a família, celebrando a cultura urbana em todas as suas formas. Skatistas de todas as idades e níveis de habilidade são bem-vindos para participar e compartilhar a paixão pelo skate.” disse.

“Estou muito orgulhoso de ver o festival sendo reconhecido e apoiado. Este é um passo importante para o crescimento e a valorização da cultura do skate no Amazonas.” expressa Irailson.

Lei Paulo Gustavo

A LPG representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina verba para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional.