A bela arte do cinema vai chegar à zona rural de Parintins por meio do projeto “Puxirum: Cinema Itinerante”. A iniciativa é do artista parintinense Luciano Oliveira, que também levará cursos e oficinas na área do desenho e pintura com o objetivo de despertar nas pessoas o pensamento crítico a partir da arte.
Luciano é graduando do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A iniciativa dele é financiada pela Lei Paulo Gustavo, do governo do Amazonas e vai promover mostra cinematográfica itinerante nas comunidades polo da zona rural de Parintins como Vila Amazônia, Mocambo, Caburi e Zé Açú.
De acordo com o artista, será montada uma estrutura de cinema nas comunidades com telão de 3 metros de altura e 5 metros de comprimento. Serão exibidos filmes voltados à arte como forma de incentivo às pessoas para entrar no mundo artístico.
“É um projeto que tem o intuito de levar a mostra itinerante de cinema pras comunidades ribeirinhas da zona rural de Parintins. A ideia é exatamente levar as oficinas de desenho, pintura, todas as artes envolvidas e no final ter uma amostra de cinema com o intuito de desenvolver o pensamento crítico dos jovens e, principalmente, das pessoas que forem participar desse projeto. É um projeto inovador, porque tem no estado do Amazonas não existe um cinema itinerante”, informou Luciano Oliveira.