Rádio Alvorada promove Mesa Redonda sobre o Dia Mundial das Comunicações

Rádio Alvorada promove Mesa Redonda sobre o Dia Mundial das Comunicações

Fake news ou notícias falsas, tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, marcado para o próximo domingo dia 13 de maio, será pauta de discussão na programação do Sistema Alvorada de Comunicação na manhã deste sábado, dia 12, no horário das 8h30min às 10 horas.

“A comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão”, afirma o Papa Francisco na mensagem para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O sumo pontífice sugere que o tema deste ano para o Dia Mundial das Comunicações seja o Fake news, assunto que ganham os noticiários pelo mundo a fora sem qualquer fundamento.

Por este motivo, a Diocese de Parintins, por meio do Sistema Alvorada de Comunicação, promoverá uma mesa redonda para tratar sobre o tema proposto pelo Santo Padre.

A direção da emissora enviou convites para que os participantes, na sua maioria, constituídos por alunos da rede pública, acadêmicos, formadores de opiniões, religiosos e professores para que possam estar presentes.

De acordo com o Santo Padre, estas “notícias” falsas nas redes sociais são capazes de chamar a atenção dos leitores, apoiadas sobre estereótipos e preconceitos generalizados, e explorar emoções como ansiedade, desprezo, ira e frustração.

Para o Pontífice, as “fakenews” geram ambientes digitais de confronto, de descrédito do outro, que passa a ser visto como um inimigo. Uma demonização, que de acordo com Francisco, pode fomentar conflitos.

Fonte: Neudson Corrêa |Avorada Parintins

Deixe um comentário