A Prefeitura de Parintins inaugurou nesta segunda, 05 de abril, um Centro de Reabilitação para Pacientes Pós Covid. A Policlínica Padre Vitório atenderá pacientes com fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e outros profissionais multidisciplinares.

É alto o índice de pacientes que se curaram da Covid, mas ficaram com sequelas respiratórias, musculares, psicológicas entre outras.

Segundo o prefeito Bi Garcia, a meta é atender principalmente pacientes com menor poder aquisitivo, que não têm como realizar consultas particulares. “Hoje a fisioterapia é um dos principais tratamentos para a Covid e estamos centralizando esse atendimento aqui na Policlínica Padre Vitório. Queremos recuperar todos os pacientes sequelados no nosso município”. O prefeito autorizou ainda a utilização de vans e outros veículos da Secretaria de Saúde para pegar os pacientes mais necessitados em suas residências.

O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, destacou que o paciente será atendido nas UBS e encaminhado para o centro de reabilitação. “Vale lembrar que a Policlínica Padre Vitório vai ser a referência para os casos mais graves, mas as unidades básicas de saúde também realizarão atendimento, assim como as equipes itinerantes no Aninga, Macurany e Parananema”, ressaltou.

Fotos: Yuri Pinheiro