Renei Mocambo clama por volta de benefício aos Agentes de Saúde

Vereador Renei Mocambo
Vereador Renei Mocambo

Renei Serrão utilizou da tribuna na sessão de hoje, 21 de agosto, para solicitar da Prefeitura Municipal de Parintins a realização de análise jurídica e financeira para que o município volte a contribuir com os vencimentos salariais dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agente de Combate as Endemias (ACEs).

“Esses profissionais estão reivindicando melhorias salariais e, através de uma carta de apelo, solicitam ao Poder Público a contribuição do município para com os vencimentos que, segundo eles, desde de 2012 foi retirada contribuição de R$60,00 por ACS”, justificou o vereador.

O parlamentar explicou a importância da volta dessa contribuição, pois no Mocambo atuou no Posto de Saúde “Ilarina Reis” e recordou a relevância da atuação dos profissionais. “Nós temos o conhecimento do trabalho dos ACSs. São profissionais que trazem informações para assistência básica. Eles sabem onde há crianças que não tomaram a vacina da campanha. Eles sabem onde falta as visitas dos médicos. Sabem onde encontram-se os idosos. São profissionais importantes para o desenvolvimento da saúde de Parintins. Não só de Parintins, mas como do nosso Mocambo, por exemplo. Muitas vezes tiram do próprio salário para custear a gasolina”, enfatizou Renei.

Contou que em áreas de difícil acesso, os ACSs viajam de cinco a oito horas para prestar serviço à comunidade, trazendo todas as informações da localidade em seus relatórios. “Esses profissionais são a base do atendimento médico, mas infelizmente, inúmeras comunidades não dispõem desses profissionais. Médicos enfrentam dificuldades por não ter essas informações. Grávidas encontram dificuldades em realizar o pré-natal. Eles estão aqui solicitando apoio desta Casa”, finalizou Renei.

Texto e foto: Ludyanne Ferreira/Assessoria parlamentar

Deixe um comentário