Parintins Notícias

Com o objetivo de promover a saúde e combater o sedentarismo, o Governo do Amazonas tem proporcionado exercícios de mobilidade articular por meio do RespirAR. O programa coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) visa levar qualidade de vida à população por meio de práticas esportivas.

“Antes eu não conseguia andar nem 10 minutos, agora estou bem melhor, caminho meia hora para ir às aulas. Eu era completamente sedentária, fazia muitos anos que eu não fazia atividade física, esse programa é excelente”, compartilhou Maria da Conceição Dirany, integrante do RespirAR há um ano.

As aulas de mobilidade acontecem na Vila Olímpica de Manaus, nos estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno, Oswaldo Frota, e na Quadra Poliesportiva Raimundo Caubi, localizada no bairro São Jorge. Os interessados em participar das atividades podem procurar o núcleo mais próximo de sua residência.

Coordenador de educação física do RespirAR, Cézar Afonso destaca que os exercícios são realizados e adaptados de acordo com os limites individuais de cada pessoa, tornando-se acessíveis a todas as faixas etárias e níveis de condicionamento físico. “Os exercícios de mobilidade articular dão amplitude maior aos movimentos realizados diariamente, como caminhar, subir escadas ou se abaixar”, comentou.

Valdimar Maxmynno Lopes, outro participante do RespirAR, reforça a importância dos exercícios de mobilidade em sua vida. “Eu puxava as pernas, depois que comecei os exercícios aqui, melhoraram muito, tenho movimento melhor, os professores são maravilhosos e muito atenciosos. Essa iniciativa é muito boa”, declarou.