Resultado do Fies para segundo semestre está disponível


Pré-selecionados devem complementar as informações de suas inscrições entre sexta-feira (31) e terça-feira (4), pelo endereço eletrônico do Fies Seleção. Aqueles que não foram pré-selecionados são incluídos automaticamente na lista de espera

Nesta edição do programa, foram disponibilizadas 75,5 mil vagas para cursos de graduação. As oportunidades estão distribuídas entre 1.274 instituições privadas de educação superior em todo o Brasil.
Agência Brasil
Ouça esta notícia IA Voz
Clique no play para ouvir a matéria por áudio

Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os estudantes pré-selecionados devem realizar a complementação das informações de suas inscrições entre 31 de julho e 4 de agosto, por meio do Fies Seleção. Aqueles que não foram pré-selecionados estarão automaticamente inscritos na lista de espera, cujas chamadas ocorrerão de 7 de agosto a 24 de setembro.  

Nesta edição, foram disponibilizadas 75,5 mil vagas, distribuídas em 1.274 instituições privadas de educação superior para ingresso em 28.741 cursos e turnos. O processo seletivo registrou 127.175 inscritos, que realizaram 315.431 inscrições, já que cada candidato pode escolher até três opções de curso.  

Cronograma das próximas etapas do Fies   
Complementação das inscrições: 31 de julho a 4 de agosto     
Lista de espera: 7 a 24 de setembro   

Fies Social 

O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social poderão financiar até 100% dos encargos educacionais, o que cobre integralmente os valores das mensalidades. Tanto no Fies quanto no Fies Social, há a reserva de vagas para cotistas com os seguintes perfis: pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e autodeclarados pretos e pardos.  

Os estudantes pré-selecionados inscritos nas vagas do Fies Social estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso a CPSA identifique, entre as informações prestadas, discrepância referente à renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação.  

Os pré-selecionados para as vagas destinadas às pessoas com deficiência, tanto no Fies quanto no Fies Social, deverão comprovar a sua condição por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).  

Fies 

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).  Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2026/julho/mec-divulga-resultado-do-fies-para-segundo-semestre

Redação

Redação

Jornalista e integrante da equipe de redação do portal Parintins Notícias.

🤖

Assistente do Leitor (IA)

Dúvidas ou quer um resumo rápido sobre esta matéria? Escolha uma opção abaixo:

Agência Gov