Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Seap entrega certificados de curso a reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara

Catorze participantes do primeiro curso de “Manutenção de Ar-Condicionado” realizado na unidade receberam certificação

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) entregou, nesta semana, os certificados de conclusão do primeiro curso de “Manutenção de Ar-Condicionado” ofertado para os internos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), naquele município, distante 176 quilômetros de Manaus. A turma foi composta por 14 participantes, nove deles inscritos no programa de ressocialização desenvolvido pela pasta, “Trabalhando a Liberdade”.

A capacitação foi ministrada por meio da parceria conjunta da Seap com a cogestora Umanizzare Gestão Prisional e a empresa Gonzaga Serviços de Manutenção. As aulas, divididas em teoria e prática, tiveram início no mês passado e chegaram ao fim na última quarta-feira de janeiro (20/01). Ao todo, o curso contabilizou 120 horas.

O conteúdo ministrado englobou os principais serviços realizados nos aparelhos condicionadores de ar: limpeza e higienização, instalação, montagem e desmontagem, reparo na unidade de refrigeração, manutenção geral de split e janela, diagnóstico de defeitos, e substituição de componentes do aparelho.

Para a realização dos serviços, os reeducandos aprenderam também o histórico e fundamentos da refrigeração, noções de eletricidade e componentes elétricos dos aparelhos, processo de soldagem, manuseio de instrumentos de verificação e reparos, entre outros.

Como parte do processo de aprendizagem, os 14 participantes utilizaram os aparelhos de ar-condicionado da própria unidade prisional que careciam de serviços, a fim de colocar em prática suas habilidades desenvolvidas.

Devido à pandemia do coronavírus, a turma foi dividida em duas, tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas. Antes do início das aulas, foi realizada novamente uma orientação aos internos e colaboradores referente à higienização pessoal, lavagem das mãos e roupas, uso obrigatório de máscara e distanciamento social.

Segundo o diretor da UPI, Antônio Cordeiro, a conclusão do primeiro curso de manutenção de ar-condicionado na unidade foi desafiadora, mas gratificante. “Em um ano de muita tristeza é muito gratificante para nós a realização e conclusão desse curso, pois estamos dando a estes internos a chance de mudar o rumo de suas vidas”, disse ele, informando ainda que, dentro da necessidade, os internos capacitados poderão realizar os serviços de refrigeração na unidade e em trabalho extramuros.

O benefício da remição da pena pelo estudo e trabalho foi obtido para os reeducandos do “Trabalhando a Liberdade”, e pelo estudo, aos demais internos.

FOTO: Divulgação/Seap

você pode gostar também
Comentários
Loading...